TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiental

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Vitória, a capital do Espirito Santo a cidade foi se formando nas partes altas, o que deu origem a diversas ruas estreitas pois nas partes baixas as ruas que são vistas hoje era dominada pelo mar.

O primeiro ponto que visitamos na aula de campo foi o Teatro Carlos Gomes, que é a casa de espetáculos em funcionamento mais antiga desde a sua inauguração.  O teatro já passou por varias modificações ate se tombado pelo Conselho Estadual de Cultura,  e passar a ser somente a casa de espetáculos mais procurada na cidade.

Ao passar pela rua sete, podemos perceber vários casarões que marcam a historia, apesar de terem passado por varias pinturas os donos mantiveram as casas com as mesmas caracterícas da época.A calçada da rua era de pedras portuguesas e foram arrancadas aos poucos não se sabe por quem ,mais alguns moradores que presenciaram o fato, tentaram impedir chamando reportagens, tirando fotos mais de nada adiantou, a calçada foi toda modificada.Algumas pessoas dizem que a reforma do calçamento melhorou, outras dizem que as pedras era umas das riquezas da rua.

Ao chegarmos no Convento Nossa Senhora do Carmo, conhecemos um pouco da sua história, fundada por padres Carmelitas foi construída em estilo colonial e linhas barrocas que estão muito bem conservadas. O convento já passou por varias utilizações sendo algumas dela hospital militar, quartel,  escola .Mais adiante esta o convento São Francisco, mais conhecido como igreja dos osso, pois antigamente pessoas famosas e bem vistas  quando chegavam a óbito tinham seus ossos expostos na parede do convento, que na verdade é uma capela , onde ouve a tentativa da construção do mesmo,somente sua fachada é parecida com um convento, pois o mesmo ainda é vazado e se pode ser notado perfeitamente .

Continuando a caminhada passamos pelo viaduto Camamuro que nunca funcionou,pois  temiam que o bonde não fizesse a curva.Mais adiante visitamos a capela Santa Luzia que é a edificação mais antiga da grande Vitória era uma capela particular dentro da fazenda  de Duarte Lemos, a igreja sofreu  modificações e chegou a ser tombada e reconstruída.Depois da construção ela sofreu pequenas obras de reconstrução. Durante um pequeno período ela também funcionou como galeria de artes e centro de pesquisa da UFES.

Ao chegarmos na Catedral Metropolitana , nos encantamos com a sua beleza e a sua história, pois , a catedral foi construída com a intenção de aumentar o numero de fiéis, Durante as obras os ofícios religiosos foram transferidos para a igreja de São Gonçalo, depois de construída ela foi tombada pelo conselho Estadual de Cultura, e só pode ser feitas pequenas reformas desde que se  mantenha a originalidade.

A escadaria Maria Ortiz , também faz parte da história de Vitória, onde hoje mais conhecida com escadaria em homenagem á Maria Ortiz, considerada a heroína nas lutas contra os invasores holandeses. Antigamente era uma rua das prostitutas, onde as mesmas lutaram bravamente , muitos dizem que elas jogaram água quente nos holandese, mais na verdade foram fezes que juntavam a dias para que eles não conseguisem invadir seu aposentos.

Construída na antiga Ladeira do Pelourinho, acesso direto de um cais antigo à parte alta da Vila. Em 1899, teve seu nome mudado em homenagem à Maria Ortiz, considerada um dos maiores ícones nas lutas contra os invasores holandeses, em 1625.
Em 1924, a Ladeira transformou-se em uma bonita escadaria de pedra lavrada, ladeada de sobrados.
Localizada no Centro de Vitória e é uma das mais belas e antigas da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com