TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8

A convivência entre indivíduos e grupos está repleta de exemplos de estranhamento em relação ao diferente, como por exemplo: no mercado de trabalho, no trânsito, na família. Habitantes da região Sudeste do Brasil, trata, os habitantes do Nordeste do país, pejorativamente, de “baianos”, “paraíbas”, dentre outros. Da mesma forma, o entendimento estético de beleza utilizado por cada cultura também podem não ser aceitas ou entendidas por outras culturas como o uso dos discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas corporais, vestimentas, uma vez que muitas vezes só fazem sentido para o grupo.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:

Escolha uma:

A. Nenhuma das alternativas.

B. Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.

Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.

C. Relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.

D. Etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.

E. Preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.

Analise as afirmações que seguem sobre os campos de estudo da Antropologia.

A Antropologia é a ciência da humanidade que tem como foco o estudo do homem e tem como preocupação o conhecimento científico do ser humano em sua totalidade e apresenta um campo vasto de pesquisa.

A Antropologia é a ciência da humanidade que tem como foco o estudo da psique e tem como preocupação o conhecimento empírico do ser humano em sua parcialidade e apresenta um campo limitado de pesquisa.

São cinco áreas principais, Antropologia Biológica; Antropologia Pré-histórica; Antropologia Linguística; Antropologia Psicológica; Antropologia Cultural.

São cinco áreas principais, Antropologia Biológica; Antropologia Pré-histórica; Antropologia Metalinguística; Antropologia Psicológica; Antropologia Urbanística.

São cinco áreas principais, Antropologia Pré-histórica; Antropologia Metalinguística; Antropologia Cultural; Antropologia Psicológica; Antropologia Urbanística.

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) na sequencia correta:

Escolha uma:

a. F V V F F

b. V F F V F

c. V F F F V

d. V F V F F

e. F V F V F

Questão 3

Incompleto

Vale 1,0 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

De acordo com Travancas (2008, p. 99), uma piscadela pode ter múltiplos significados:

“Uma piscadela pode ter significados distintos. Pode ser um tique nervoso, pode ser um código de comunicação entre pessoas, pode ser um sinal de paquera entre outros. E o papel do antropólogo ao realizar uma etnografia (descrição da cultura) será sair da descrição superficial dos fatos e compreender como as piscadelas são produzidas, percebidas e interpretadas pelos “nativos” daquela sociedade. E esta interpretação por ser completamente diversa daquela do grupo a que pertence o pesquisador”.

O que o autor quis dizer com esta afirmação:

Escolha uma:

a. Que biologicamente temos a noção que a piscadela varia de acordo com o nascimento. Se nascemos numa sociedade, mesmo que no primeiro dia de via sejamos levados a uma cultura totalmente diferente, levaremos para sempre a moral e os costumes da sociedade pátria.

Que o nosso DNA, segundo a teoria evolucionista de Darwin, carrega os significados internalizados e cooptados pelos nossos antepassados.

b. Que os significados são atribuídos socialmente, culturalmente. Assim como a linguagem, nada mais são que a codificação e decodificação, criada pelas sociedades, ao passar dos tempos.

c. Que a visão antropológica de que Deus criou os significados e que as crenças acabam delimitando o caminho a ser seguido, bem com os códigos que determinarão este trajeto.

d. Que o nosso DNA, segundo a teoria evolucionista de Darwin, carrega os significados internalizados e cooptados pelos nossos antepassados.

e. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 4

Incompleto

Vale 1,0 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

“Toda cultura pode ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos. No primeiro plano destes sistemas colocam-se a linguagem, as regras matrimoniais, as relações econômicas, a arte, a ciência, a religião. Todos esses sistemas buscam exprimir certos aspectos da realidade física e da realidade social, e mais ainda das relações que estes dois tipos de realidade estabelecem entre si e que os próprios sistemas simbólicos estabelecem uns com os outros”.

A partir do entendimento de Lévi-Strauss sobre a cultura como conjunto de sistemas simbólicos, é INCORRETO afirmar que:

Escolha uma:

A. A sociedade não se manifesta somente ao nível da consciência da propalada verdade dos valores das culturas modernas ocidentais.

B. Questiona e tece críticas a terminologia “primitivos”.

C. As estruturas mentais são iguais entre os diferentes povos que habitam o planeta.

D. O modelo de cultura ocidental e sua história é a única válida.

E. Cada grupo vivencia e experimenta em sua cultura mecanismos próprios, à medida que os indivíduos atribuem sentidos próprios à existência.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com