TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Filme Mauá

Por:   •  13/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA COMPLEMENTAR

1º BIM DE 2021 - DIREITO EMPRESARIAL I

PROF. GUILHERME BORBA VIANNA

Aluno: Gustavo Lira

Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Barão e/ou Visconde de Mauá, foi uma das pessoas mais importantes da história do Brasil, ainda durante o período Imperial, foi comerciante, armador, industrial, banqueiro, diplomata e um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, bem como o precursor do liberalismo econômico no Brasil.

Industrial e banqueiro essas eram os dois principais ramos de Mauá, em 1871, Irineu já era um dos homens mais ricos do Império; por isso, ficou conhecido pela ótima capacidade na gestão de recursos humanos e principalmente o financeiro, garantindo a distribuição de lucros da empresa entre os funcionários e praticando uma política salarial em troca de mão de obra. Considerado por muitos um homem a frente de seu tempo o Barão de Mauá enfrentou grandes problemas, muitos deles por contas das políticas internas do Estado, que em seu tempo era monárquico. Tais dificuldades foram apresentadas devido à forma com que ele enxergava o futuro do Brasil, capitalista, sem o uso de mão de obra escravas. Como resultado veio à falência de seus negócios, porém por ser uma pessoa com um tino pelas finanças ele saldou todas as suas dividas graças a venda de boa parte de seus bens.

Nos dias de hoje, os empreendedores brasileiros ainda sofrem com esse legado de um Estado que não incentiva o desenvolvimento empresarial, seja com medidas muitas vezes questionáveis, impostos abusivos e por vezes repetitivos ou ainda leis garantistas que focam apenas no enriquecimento do próprio Estado. Entretanto a vida do empresário do século XXI, esta consideravelmente melhor que nos tempos do Imperador, porem existe muito que melhorar.

Muitas vezes os incentivos privados, são a salvação de jovens empreendedores, como por exemplo, programas televisivos norte americanos The Profit (O Sócio) e Shark Tank (que possui o mesmo nome aqui no Brasil). Em The Profit, o objetivo do programa chega mais próximo de uma Recuperação Judicial que temos por aqui, porem de uma forma mais direta e rápida para o empresário em dificuldade. No programa estrelado e dirigido por Marcus Lemonis, um multibilionário de vários ramos da indústria e comércio, busca empresas de pequeno porte em crise ou a beira da falência, investindo capital próprio e intelectual de anos de experiência em troca de uma participação societária da empresa. Por outro lado, temos o Shark Tank, que nada mais é que um grupo de grandes empresários que procuram empresas sólidas, mas que buscam investimento para crescerem, seja em litisconsórcio entre os empresários do programa ou apenas um deles, prestando todo apoio financeiro e técnico em troca de participação societária também.

Em ambos os casos estes programas só prosperam em lugares onde a dificuldade de crescimento empresarial sofre problemas, muitas vezes decorrentes das políticas internas do próprio Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com