TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Texto “UMA MORFOLOGIA DA HISTÓRIA: AS FORMAS DA HISTÓRIA ANTIGA”

Por:   •  21/8/2017  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 2

1.Objeto do texto:

O objeto do texto é a história sendo estudada como ciência, ou seja, uma disciplina científica.

2.Objetivos Implícitos e explícitos:

Tem como objetivo apresentar e definir idéias particulares sobre o modo como os historiadores pensam e adquirem conhecimento sobre o passado para dar-lhe sentido e contexto e apresentá-lo aos leitores. Ênfase que há limitações inerentes a qualquer tentativa de entender e interpretar o mundo.

Repensar a História Antiga atribuindo uma cientificidade para o estudo resultando assim em um estudo do campo da ciência histórica apresentando o modo como o historiador produz e escreve história.

Investigar no desenvolvimento do artigo as formas e como são utilizadas pelos historiadores.

3. Ideia Central e seus fundamentos:

Apresenta a ideia que História é vista como reconstrução do passado no entanto o passado é inacessível, nosso acesso a ele é limitado pelo presente através de vestígios (objetos, textos ou recordações). Estes vestígios constitui o passado que se torna história uma vez que é lhe atribuindo sentido e contexto e representando teorias, porém os vestígios só representam o passado de modo indireto, através de mediações, denominadas Ciência da História são as teorias e as ”formas”.

Teorias e modelos transformam vestígios em interpretações do passado e propõem reconstruções da história humana. As formas são os modos que o historiador traz o passado para o presente e passa o conhecimento para os leitores.

Mas os vestígios ainda são descontínuos e desconexos a relação que se estabelece entre eles parte de uma teoria de que fazem parte da mesma realidade.

Explica ao longo do artigo também a ideia de história científica que é um “jogo” interpretativo entre modelos, teorias e documentos com base em contextos. O processo de contextualização tem vários graus: definir um período definir uma sociedade ou cultura e assim por diante.

4.Divisão do Texto:

O texto é dividido em 3 partes. Um resumo inicial apresentando com o objeto do texto e os objetivos explícitos. A introdução onde o autor apresenta seus objetivos com as ideias de produção de conhecimento da história e o que será discutido ao longo do artigo. E por fim o desenvolvimento, titulado “A PRÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIAS, MODELOS E FORMAS” onde o autor desenvolve seus ideias sobre a história científica e as formas como é estudada e passada adiante pelos historiadores, reforçando e desenvolvendo seu objetivo apresentado no resumo inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com