TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Bacurau

Por:   •  28/3/2023  •  Tese  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Bacurau  é um filme brasileiro produzido em 2019 e dirigido por Kleber mendonça Filho  e juliano Dorneles. O filme se passa na cidade fictícia situada no sertão e retrata a vida cotidiana de uma comunidade que diante de ameaças internas e externas se unem e coletivamente buscam lutar pela sobrevivência.

Podemos fazer um paralelo entre o contexto do filme e as ideias  de Silvia Lane ao analisar diferentes situações tanto coletivas quanto individuais em relação a sua abordagem na psicologia Social.

A identidade cultural dos moradores de bacurau é demostrada pela própria linguagem, pelos costumes. Na narrativa do filme, observamos a importância da preservação da memória cultural, ao relatar a morte da personagem “Carmelita” com seus “rituais” e “maneiras de lidar com a questão da finitude. A cidade possui um museu, que mesmo sem visitas preserva suas memorias históricas.

O filme retrata a ameaça a comunidade por estrangeiros que se auto intitulam “raça superior” e decidem  caçar  os indivíduos da comunidade subjugando-os como inferiores, seres sem identidade ou linguagem, animais que não pensam; conforme destaca Lane “O primeiro, próximo da classe dominante, e identificado com ela, é quem se apresenta aos outros como autoridade para explicar, justificar, como "conhecedor do mundo" Obviamente esta produção da ideologia não se dá conscientemente, mas sim em decorrência de uma visão da sociedade da posição de quem a domina e que precisa justificar e valorizar sua dominação.

Observa-se no filme,  o pensamento preconceituoso do individuo ao julgar outros povos como sendo inferiores e incapazes de se organizarem culturalmente. A população de bacurau embora inserida dentro das normas de uma sociedade possui suas próprias regras, não aceitam serem enganadas ou pelo prefeito que na intenção de obter votos para se eleger tenta inutilmente ludibriar com falsas promessas. A reflexão proposta por Sílvia Lane é fundamental para entendermos o contexto social em que vivemos e as diversas formas de luta e resistência que surgem em meio às adversidades. Em "Bacurau", vemos a comunidade se unir em torno de um objetivo comum, enfrentando os grupos armados que ameaçam sua sobrevivência e a sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (223.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com