TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Perguntas TGD (Teoria Geral do Direito)

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

1- Considerando-se uma notícia de aprovação para colocar em votação no congresso, o regime de urgências para o projeto de lei complementar 227/2012, que regulamentava o parágrafo 6 de do artigo 23/CF (Constituição Federal), que trata das terras indígenas, é correto afirmar que pela teoria do ordenamento jurídico, esse projeto de lei não poderá ser votado, pois somente medida provisória pode regulamentar artigo da Constituição Federal.  

R: Falsa, leis complementares e leis ordinárias também regulam artigos da constituição. A Medida Provisória (MP) é um instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República, em casos de relevância e urgência. Produz efeitos imediatos, mas depende de aprovação do Congresso Nacional para transformação definitiva em lei. Seu prazo de vigência é de sessenta dias, prorrogáveis uma vez por igual período. Se não for aprovada no prazo de 45 dias, contados da sua publicação, a MP tranca a pauta de votações da Casa em que se encontrar (Câmara ou Senado) até que seja votada. As normas sobre edição de Medidas Provisórias aparecem no Art. 62 da Constituição Federal.

 A Lei Complementar (LC) tem o propósito de complementar a constituição: explicando, adicionando ou completando determinado assunto na matéria constitucional. É importante ressaltar que, nem sempre as leis complementares, destinam-se a complementar diretamente o texto constitucional. Se a constituição não exige a elaboração de lei complementar então a lei ordinária será competente para tratar daquela matéria.

2 - Considera-se serviço voluntário, para fins desta lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivo cívico, cultural, educacional, científico, recreativo ou de assistência social, inclusive mutualidade (lei 9608/98). Partindo do pressuposto de que toda norma jurídica deve conter uma sanção é correto afirmar que esse artigo.1º da lei 9608/98, que dispõe sobre o serviço voluntário, não obedece a essa estrutura lógica da norma.

R: Falso, pois nem toda norma jurídica contém uma sanção; dentro do ordenamento jurídico temos as normas cogentes e não cogentes:

  As normas cogentes são normas de ordem pública, que não podem ser derrogadas pela vontade do particular, vez que são editadas com a finalidade de resguardar os interesses da sociedade.

As não cogentes (também chamadas de dispositivas), são aquelas que não contém um comando absoluto, inderrogável e podem ser divididas em:

Permissivas: quando autoriza o interessado a derrogá-la, dispondo da matéria da forma como lhe convier.

Supletivas: aplicável na falta de disposição em contrário das partes

3 - Como a vigência da norma pertence à ordem do dever-ser e não da ordem do ser, deve também distinguir-se a vigência da norma da sua eficácia, isto é, do fato real de ela ser efetivamente aplicada e observada da circunstancia de uma conduta humana conforme à norma se verificar na ordem dos fatos. Dizer que uma norma vale (é vigente) traduz algo diferente do que se diz quando afirma que ela é efetivamente aplicada e respeitada, se bem que entre vigência e eficácia possa existir uma certa conexão.

Uma norma jurídica é considerada como objetivamente válida apenas quando a conduta humana que ela regula lhe corresponde efetivamente, pelo menos numa certa medida. Uma norma que nunca e em parte alguma é aplicada e respeitada, isto é, uma norma que – como costuma dizer- se não é eficaz- em uma certa medida, não será considerado como norma valida (vigente). Um mínimo de  eficácia (como se diz) é a condição de sua vigência ( Kelsen, 2006.p.11).

Na acepção do autor, uma norma é válida apenas quando internalizado em seus valores pelos destinatários, ou seja, pela sociedade em geral.

R: Falsa, validade (valor) não se confunde com vigência ou eficácia, posto que pode haver uma norma jurídica válida sem que esteja vigente, isso ocorre claramente quando se estuda a vacatio legis (período entre a publicação da Lei e o início de sua vigência) ou quando o dispositivo legal é válido, mas perde eficácia, ou seja, uma norma pode estar valida no ordenamento jurídico sem que  tenha eficácia.

4 - Comumente, na Teoria Geral do Direito, afirma-se que a norma jurídica se distingue das outras normas sociais, as técnicas e as morais, por serem heterônomas, bilaterais, ou seja, atributivas e coercíveis mediante sanções organizadas.

R: Verdadeiro, as normas jurídicas são heterônomas, bilaterais, atributivas e coercíveis, possuem sanção organizadas pelo ordenamento, que podem ou não já estar prescritas na lei, o que geralmente ocorre nas normas de direito penal. Porém existem as normas não cogentes, que não possuem sanção, como por exemplo as normas permissivas.

As normas sociais, técnicas e as morais caracterizam se por serem autônomas, unilaterais, não apresentam coercividade do ordenamento jurídico e a única sanção é dentro do campo da moral , ou seja somente acarretam inconvenientes de ordem íntima ou comportamental, ou seja, um desconforto e um estranhamento social.

5 - Direito subjetivo pode ser entendido como interesse juridicamente protegido, que, em alguns casos, é elevado a status jurídico de direito fundamental como o direito a educação fundamental.

R: Verdadeira, direito subjetivo pode ser entendido como interesse juridicamente protegido, pois é o poder que a ordem jurídica confere a alguém de agir e de exigir de outrem determinado comportamento. É, portanto, o meio de satisfazer interesses humanos e deriva do direito objetivo ou direito positivo.

6 - A constituição de 1988 afirma que é garantido o direito de propriedade, que atenderá a sua função social, sendo esse um exemplo de antinomia jurídica própria e lógica, pois há choque entre conteúdo e valores.

R: Verdadeiro, as antinomias próprias caracterizam-se pelo fato de o sujeito não poder atuar segundo uma norma sem violar a outra, devendo optar, e esta sua opção implica a desobediência a uma das normas em conflito. Vemos que a Constituição autoriza o direito à propriedade, mas também dá limites através da “função social” ( Art. 5º, incisos XXII e XXIII da Constituição Federal).

7 - Acerca da interpretação e aplicação das leis, pode-se afirmar que ao haver uma presunção de constitucionalidade das leis e dos atos emanados do poder público, nenhuma lei pode ser questionada em si nas instâncias judiciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com