TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoas

Por:   •  8/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Todos

Aluna: Bárbara Coradello – A55665963

Turma: 6

Tarefa: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

No direito, a alta concorrência é um dos maiores desafios. Segundo o atual sócio do CERS e Advogado, Guilherme Saraiva, o Brasil chegou, em 2016, ao número de 1 milhão de Advogados e a previsão é de que chegaremos a 2 milhões em menos de 13 anos.[1] 

Portanto, preparar líderes e equipes diferenciadas é algo fundamental para as empresas e escritórios jurídicos que queiram se destacar no mercado da indústria 4.0, pois, na atualidade, os clientes buscam por profissionais que tenham a melhor estratégia com o menor custo possível.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

Atualmente, em razão da alta concorrência, as empresas e os escritórios jurídicos buscam profissionais que tenham grande capital intelectual e conhecimentos tecnológicos, visando garantir competividade e liderança no mercado. No entanto, não se preocupam em fornecer/treinar seus profissionais internos, o que pode gerar a estagnação de seu profissional e, posteriormente, a estagnação da empresa.[2]

Outro fator que pode ser decisivo para o fracasso ou sucesso dessas empresas, na indústria 4.0, é a utilização ou não da tecnologia em benefício próprio. Nas palavras do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro: “Muitas indústrias ainda estão na era 2.0, faltam políticas de fomento e subsídios”.[3]

Sabe-se que no ramo jurídico, muitos profissionais são resistentes a tecnologia, e essa cultura precisa ser modificada, sob pena do profissional tornar-se obsoleto, portanto, é imprescendível mudar o “mindset” das pessoas, visando qualificar e requalificar todos os níveis de profissionais em uma organização.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Com a virtualização dos procedimentos jurídicos, muitos profissionais se capacitaram para utilizar a tecnologia, mas o fizeram de forma básica, causando no mercado uma deficiência de profissionais com gestão do conhecimento, que consiste, basicamente, em aplicar os conhecimentos inerentes a profissão nas estratégias da companhia e aptidão para tecnologia avançada.

Além disso, a indústria 4.0, apresenta uma convergência entre as mais diversificadas áreas, assim, o profissional que se apresenta no mercado de forma interdisciplinar carregará consigo um grande diferencial, destacando-se dos demais concorrentes e posicionando-se melhor perante clientes e investidores.

Outro ponto que merece destaque no atual cenário jurídico, é a estrutura hierarquizada entre cargos dentro uma companhia/escritório.[4] Essa estrutura engessada vai na contramão da quarta revolução industrial, pois, este novo modelo, nas palavras de Núbia Gabriela Pereira Carvalho, sugere que “as partes relevantes da cadeia de valor sejam posicionadas de forma eficiente a partir da definição uma perspectiva.” [5]  E sendo assim, o relacionamento humano, no cenário dessa nova era, deve ser colaborativo, onde aquele que tem maior conhecimento deve passar aquele que tem menor conhecimento, assim como deve-se passar, também, a missão, os valores e as diretrizes da companhia, tornando-a moderna e diferenciada no mercado consumidor.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Atualmente, a maioria das empresas e dos escritórios jurídicos estão estruturados de forma totalmente engessada e hierarquizada. Isso se dá por causa da cultura formal e do extremo rigor que o direito impunha no passado.

Não há muita contribuição do “chefe” na execução dos trabalhos. Os executores, geralmente, se desdobram sem muita orientação.

Quanto as competências, os líderes desse ramo, apresentam:

- aptidão em atrair clientes;

- tomada de decisão;

- habilidades interpessoais;

Trazendo o direito para esse novo cenário - a indústria 4.0 -, seria necessário haver uma modernização na estrutura dessas empresas e desses escritórios, fazendo com que os novos talentos consigam atuar de forma mais flexível e informal.

Nesse novo contexto, a informalidade está no modo de se vestir e falar, atraindo grandes talentos que podem fazer diferença com ideias criativas e inovadoras.

E a flexibilidade está atrelada a desconstrução da estrutura hierárquica do passado, trazendo novos formatos de equipes dentro dessas companhias.

- Inteligência social;

- Inteligência emocional;

- Conectividade;

A inteligência social está relacionada ao individuo que consegue perceber e atuar de forma dinâmica nas circunstâncias sociais, agrupando indíviduos diferentes em trabalhos coletivos.

A inteligência emocional está relacionada com a empatia do supervisor para com seu subordinado, de modo que ele consiga entender os anseios e as demandas de cada induvíduo.

Por fim, a conectividade está relacionada aos objetivos da empresa e suas perspectivas, antecipando e prevenindo resultados positivos e negativos.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Atualmente, as equipes jurídicas são formadas pela geração Y que, em sua grande parte, são imediatistas. Ou seja, anseiam por resultados rápidos e almejam grande crescimento profissional no curto prazo.

Essa geração é extremamente conectada às redes sociais, eles gostam da tecnologia, inclusive, utilizam essa ferramenta para otimizar o tempo.

Apesar do perfil da equipe estar alinhada à revolução da indústria 4.0, existem alguns ônus que podem prejudicar o andamento dos resultados.

Por isso, as equipes devem apresentar um perfil mais cauteloso do que imediatista, para galgar e sedimentar conhecimentos técnicos e, ainda, prevenir e antecipar resultados positivos e negativos dentro de uma companhia.

- Visão técnica;

- Flexibilidade;

- Bom relacionamento;

As equipes devem absorver os conhecimentos da área técnica e sedimentá-los para depois aplicá-los em tecnologias que possuem processos complexos, sistemas integrados e informações em tempo real.

Outro ponto, é que essas equipes devem, necessariamente, ser flexíveis, ou seja, que sejam aptas a se adaptar às mudanças e às funções decorrentes do avanço tecnológico.

Por fim, o bom relacionamento é a base para se equilibrar as relações nas mais diversas áreas de convergência dessa nova era.

Considerações finais

A concorrência é o maior desafio para empresas e escritórios do ramo jurídico, tendo em vista a grande demanda anual de formandos para essa área. No entanto, apesar da grande demanda de profissionais, existe uma escassez no mercado com relação ao profissional apto para a nova geração da indústria 4.0.

Isso porque, a nova era, traz consigo uma convergência entre diversificadas áreas, além de trazer tecnologia avançada e cenários complexos para o desenvolvimento profissional.

Ela, também, trouxe uma revolução na atual estrutura hierárquica das empresas e escritórios jurídicos, devendo o profissional dessa nova era ter senso de colaboração para transmitir aos demais colegas, que fazem parte da cadeia produtiva de valor, seus conhecimentos e as diretrizes da companhia.

Assim, as empresas e/ou os escritórios jurídicos, precisam se aprimorar e investir no desenvolvimento das competências de seus profissionais internos, pois isso acarretará, induscutívelmente, uma grande vantagem econômica à companhia, além de favorecer destaque perante os demais concorrentes, clientes e investidores.

Portanto, conclui-se que a indústria 4.0 engloba desafios que vão desde investimentos em equipamentos para tecnologias automatizadas, à adaptação de layouts, processos e formas de relacionamento entre colaboradores ao longo da cadeia produtiva, que deverão criar novas especialidades e desenvolver competências que agreguem valor à companhia.

Referências

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial 22ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. Editora Nobel. 2003.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. Editora Edipro. Tradução: Daniel Moreira Miranda. São Paulo. 2016.

CAVASSANI, Amarildo Pereira; CAVASSANI, Edlene Barbieri; BIAZIN, Celestina Crocetta. (2006). Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações. XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil.

IPNEWS. Consoles de realidade virtual.  https://ipnews.com.br/mercado-de-consoles-de-realidade-virtual-vai-crescer-480-em-4-anos/

IBASE. Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASEhttps://ibase.br/pt/

DOC9. Principais problemas do seu escritório de advocacia. https://www.doc9.com.br/principais-problemas-do-seu-escritorio-de-advocacia/

ABDI. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. https://www.abdi.com.br/postagem/industria-4-0-pode-economizar-r-73-bilhoes-ao-ano-para-o-brasil

CERS. Os desafios do profissional do Direito na atualidade. https://noticias.cers.com.br/noticia/os-desafios-do-profissional-do-direito-na-atualidade

ESPAÇO VITAL. Como funcionam os grandes escritórios de Advocacia. https://www.espacovital.com.br/publicacao-29844-como-funcionam-os-grandes-escritorios-advocacia

TESES USP. Trabalho humano na indústria 4.0: Percepções brasileiras e alemãs dos setores acadêmico e empresarial arespeito do trabalho de pessoas no novo modelo industrial. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-10032020-132144/publico/NubiaGabrielaPereiraCarva lhoDEFINITIVO.pdf

PORTAL INDUSTRIA. Indústria 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos. http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com