TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Direito Civil

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DIREITO

DIREITO CIVIL VI – 6ª SÉRIE

ETAPA 1

PASSO 1

1- QUAL É A CLASSÍCA DEFINIÇÃO DE DIREITO DE DIREITO DAS COSAS DO MESTRE CLÓVIS BEVILÁQUA CITADO PELO AUTOR?

A definição clássica é o complexo de norma reguladora das relações jurídicas referente as coisas suscetíveis de apropriação pelo homem, tais coisas são ordinariamente do mundo físico, porque sobre elas é que é possível exercer o poder de domínio.

É o direito sobre coisas, ou seja, é a faculdade que compete de exigir de outra pessoa para que entregue ou realize algo.

2- QUAL É O CONTEÚDO INDICADO PELO AUTOR DA MATÉRIA DIREITO DAS COISAS?

O autor nos indica que o conteúdo da matéria está não somente no Código Civil, mas pertence ao Direito Patrimonial regulando a utilização de Bens corpóreos e incorpóreos, coisa certa, determinada, real e individualizada, bem como nas leis especiais sendo inúmeras como exemplo a do inquilinato, proteção ao meio ambiente, além dos códigos especiais concernentes a água, floresta e a Constituição Federal.

PASSO 2

DIFERENÇA ENTRE DIREITOS REAIS E DIREITOS PESSOAIS

1- O QUE SIGNIFICA UM DIREITO PESSOAL?

Direito Pessoal significa que o sujeito ativo poderá exigir do sujeito passivo determinada prestação. Nasce com o consentimento dos sujeitos, passivo e ativo, ou seja, é direito que uma pessoa tem de exigir de alguém a obrigação de fazer ou deixar de fazer a coisa certa. Surgindo no momento do consentimento.

2- O QUE SIGNIFICA UM DIREITO REAL?

O Direito real significa que ele consiste no poder jurídico, direto e imediato, do titular sobre a coisa, com exclusividade e contra todos, pressupõe sujeito ativo, passivo e objeto, exemplo na relação jurídica estabelecida entre sujeito ativo (o proprietário, no caso de direto real a propriedade) e o sujeito passivo.

Nasce no momento posterior ao consentimento no bem móvel necessitará da tradição e imóvel será o registro. Ligando uma pessoa a uma “res” ou seja coisa ou objeto e não diretamente a outra pessoa mas o poder sobre a coisa.

3- O DIREITO REAL É O MESMO DIREITO DAS COISAS?

Pode-se dizer que o direito das coisas inclui-se nos direitos reais, ambos traduzem o conjunto de ramos e princípios das relações jurídicas referente as coisas suscetíveis de apropriação pelo homem.

4- HÁ DIFERENÇA ENTRE DIREITO REAL E DIREITO PESSOAL?

Já podemos ressaltar que sim onde o Direito Real consiste no poder jurídico, direto e imediato, do titular sobre a coisa, com exclusividade e contra todos e o Direito Pessoal é a relação de pessoa a pessoa contem o sujeito passivo, ativo e a prestação envolvendo os direitos de obrigação de fazer ou deixar de fazer.

5- ENUMERAR COM BASE NO TEXTO PLT AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O DIREITO PESSOAL E O DIREITO REAL?

Direito Pessoal:

• Este direito se contenta com o consentimento, nasce o direito quando o titular passa a exigir, neste momento tende a desaparecer o vinculo transitório seja pelo uso de direito ou prescrição.

• Liga duas pessoas ou mais, sendo de um lado uma pessoa e de outro a obrigação jurídica.

• Relaciona-se a parte especifica da ação surtindo efeito para os mesmos.

• Não depende de publicidade em registro especifico

• Objeto é a prestação de dar, fazer, ou não fazer por outra pessoa.

Direito Real:

• Este direito nasce quando ocorre o momento posterior a tradição sendo móvel ou imóvel o seu registro.

• Tende a perpetuidade ele permanece firme adere a coisa em todas as suas mutações.

• Liga uma pessoa a uma “res”, coisa ou objeto.

• Uma vez constituído surge uma obrigação é oponível erga omnes,

• Sendo Taxativo.

6- CITAR QUAIS SÃO OS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DOS DIREITOS REAIS E EXPLIQUE DOIS DELES.

Pode-se dizer que os princípios fundamentais dos Direitos Reais são 7 (sete) que são: Principio da Aderência, especialização ou inerente, Principio do Absolutismo, Princípio da publicidade ou da visibilidade, Principio da Tipicidade, Principio da Perpetuidade, Principio da Exclusividade e Principio de Desmembramento. Explicaremos dois dentre eles.

Principio da Perpetuidade: A propriedade é um direito perpétuo, pois não se perde pelo não uso, mas somente pelos meios e formas legais: desapropriação, usucapião, renúncia, abandono etc. Já os direitos obrigacionais, pela sua natureza, são eminentemente transitórios: cumprida a obrigação, extinguem-se.

Não exigido o seu cumprimento dentro de certo lapso de tempo, prescrevem.Em realidade, a característica da perpetuidade dos direitos reais não é absoluta, embora tenham mais estabilidade do que os direitos obrigacionais, pois também se extinguem em determinadas circunstâncias, como mencionado.

Também se desmembram do direito-matriz, que é a propriedade, e, uma vez extintos, o poder que se encontrava em mãos do titular de tais direitos retorna, ou seja, consolida-se em mãos do proprietário.

Por outro lado, os direitos obrigacionais são ontológica e eminentemente transitórios. Sua vocação é de se extinguirem: nascem para isto.

Princípio do desmembramento: Os direitos reais sobre coisas alheias, tem possivelmente mais estabilidade do que os obrigacionais, são também transitórios, desmembram-se do direito matriz, que é a propriedade, constituindo os direitos reais sobre coisas alheias, quando estes se extinguem, o poder que residia em mão de seus titulares (no caso de morte do usufrutuário)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com