TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de direito civil

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

O Direito do Trabalho, assim como os outros ramos do direito, vem para sanar e/ou amenizar, no caso do Direito do Trabalho, divergências entre empregadores e empregados. Para Tal o Ministério do Trabalho se amplia sempre e se modifica conforme a sociedade necessita de mudança. Através da Lei nº 6.514 de 1977 foram criadas as NR's – Normas Regulamentadoras – que são relativas à medicina e segurança do trabalho. As NR's foram criadas para dar um formato final nas leis de Segurança do Trabalho e tais normas têm força de lei, pois foram criadas pela Lei nº 6.514 de 1977.


Dentre as normas existentes, há algumas que serão comentadas neste texto, tal como a NR nº 5 que discorre sobre a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados e tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número possível de trabalhadores.


A NR nº 15 versa sobre Atividades e Operações Insalubres, ou seja, versa sobre a disponibilidade do trabalhador estar em um ambiente com perfeitas condições de trabalho. Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade  máxima  ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante sua vida laboral. Essa NR assegura ao trabalhador uma adicional no salário.


Iremos falar agora sobre a NR 16 que considerada atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a:

a) degradação química ou autocatalítica;

b) ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.

É um risco que cada funcionário de veículos destinados a transportes de tais líquidos, sofre todos os dias quando saem a fazer seu trabalho, mas por outro lado o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. Essa NR sofreu modificação no que se refere a líquidos combustível através da Portaria SIT 312/2012.


A NR 17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com