TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps direito civil 2

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.471 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE OSASCO

CURSO DE DIREITO

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DIREITO CIVIL II

NOME

RA

TURMA:

OSASCO

2015

Sumário

Introdução        

ETAPA 3 – DEFEITO DO NEGÓCIO JURÍDICO        

TEMA: vícios de vontade, erro e dolo        

PARTE I - RELATÓRIO DO ACÓRDÃO        

Dos Defeitos do negócio Jurídico        

Dolo principal        

Dolo acidental        

Dolus bonus e dolus malus        

Dolo positivo ou comissivo e dolo negativo ou omissivo        

Dolo de terceiro        

Dolo do representante        

Dolo Bilateral        

TEMA DA ETAPA 2: Prescrição e Decadência        

PARTE I - RELATÓRIO DO ACÓRDÃO        

Prescrição        

Decadência        

Conclusão        

Referências bibliográficas        

Anexos        

Introdução

O presente trabalho traz em seu conteúdo os defeitos do negócio jurídico, explicamos resumidamente seu conceito. Podemos observar também um dos vícios de consentimento, que é o dolo. Explicamos cada tipo de dolo usando citações para fundamentar o relatório.

Vamos encontrar também no trabalho o tema prescrição e decadência, separando e entendendo suas diferenças.

ETAPA 3 – DEFEITO DO NEGÓCIO JURÍDICO

TEMA: vícios de vontade, erro e dolo

PARTE I - RELATÓRIO DO ACÓRDÃO

TRIBUNAL (ÓRGÃO JULGADOR): tribunal de justiça de porto Alegre RS

Nº DO PROCESSO (RECURSO): 598335248

RECORRENTE: Rekinte Moveis LTDA

RECORRIDO: Sylvio Carlos Sobrosa Rocha

RESUMO DOS FATOS: o presente acórdão traz uma ação para anulação de um negocio jurídico, fundamentada em erro e dolo. Compra e venda de ações da CTR

DECISÃO DA 1ª INSTÂNCIA: Entendeu a Magistrada, que o negócio foi formalmente perfeito e que o requerido, mesmo tendo procurado a autora com insistência, não usou de coação para pressioná-la a firmar a venda, sendo assim ficou a autora  livre para decidir e fechar o negócio.

DECISÃO DA 2ª INSTÂNCIA: os desembargadores negaram provimento com unanimidade, fazendo apenas uma manutenção da 1° instancia alegando que, sim foi um mau negócio porem de acordo com a lei vigente, não houve o que comprovasse erro substancial e dolo .

OPINIÃO DO GRUPO SOBRE O CASO: sim, o grupo concorda com a sentença já que a informação de que notícias sobre a privatização da CRT  era divulgada com mesma proporção para ambas as partes.

Dos Defeitos do negócio Jurídico

O acórdão abordado pelo grupo traz o vício do dolo, que segundo ação imposta foi violado a manifestação da vontade. A ação foi fundamentada com o dolo, mesmo tendo sido julgada improcedente, o judiciário não caracterizou o vício de consentimento, podemos analisar com base no mesmo que para ser configurada a violação dessa manifestação o dolo deve ser principal, abaixo salientamos e explicamos resumidamente o conceito de defeito jurídico e tipos de dolo.

Dos defeitos do negócio Jurídico, para que seja considerado o defeito do negócio jurídico o elemento principal é a violação da manifestação da vontade, e está tem que ser livre, caso haja violação na declaração da vontade em sua formação ou declaração nos deparamos com o defeito do negócio jurídico.

São sete os defeitos dentre eles estão: erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, simulação e fraude contra credores, com exceção de fraude contra credores e simulação os demais são vícios de consentimento e pode ser anulável diferente dos outros dois que são nulos.

O acórdão traz pesquisado pelo grupo traz o seguinte defeito: Dolo

Dolo é uma pratica astuciosa, estabelecido para induzir alguém a pratica de um ato que o prejudica. Sendo assim se aproveita do ato praticado com dolo, ou seja leva o outro ou terceiro a erro.

Diferente do erro, o dolo é praticado em caráter de induzir sendo que o erro o individuo engana-se sozinho.

O dolo é um defeito do negocio jurídico, uma violação na manifestação da vontade, caracterizado uma espécie de simulação, onde a vitima é enganada sem perceber. A pessoa que induz a outra a dolo finge, afim de enganar a vitima contrariando a lei de tal modo que se beneficie.

Espécies de dolo:

Dolo principal

 O artigo 145 do CC traz os tipos de negocio jurídico anuláveis por dolo, é a causa determinante do negócio jurídico, ou seja se o sujeito soubesse da verdade não teria realizado o negócio, e para que este seja anulado deve ter partido de dolo principal.

Segundo Maria Helena Diniz:

 “o dolo principal é aquele que da causa ao negócio jurídico sem o qual ele não se teria concluído, acarretando, a anulabilidade daquele negócio

Ex: P o tribunal de alçada de São Paulo (RT, 226..395) anulou negócio através do qual alguém fora dolosamente induzido á vender por preço baixo, quinhão hereditário valioso, entendendo ser inadmissível que a pessoa paupérrima pudesse despojar-se de bens que viriam enriquecer seu desfalcado patrimônio” (Teoria geral do D. Civil Brasileiro,2002,pag 391)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com