TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps direito civil etapa 1

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias,dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente?

Sim, de acordo com o art. 423 do código civil: “Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.”

O contrato de adesão expõe a escolha de uma das partes e seu consentimento com o proposto pela outra parte. Sempre será mais favorável ao contratante.

2. Nos termos do exposto no art. 421 do Código Civil, “A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”. O que vem a ser função social do contrato?,

De acordo com tal artigo, a função social do contrato tem por finalidade obter o equilíbrio contratual, diz respeito ao atendimento dos principais interesses da sociedade, como meios de circulação de riqueza, distribuição de renda, geração de empregos entre outros. E ainda tem por base ensinar demais pessoas a conviver em sociedade e contribuir o interesse do próximo e o interesse do coletivo, respeitando os direitos de cada um, na obtenção de um contrato que busque o interesse pessoal mais que não deixe de observar também o interesse coletivo da população.

3. Relacionar o princípio da função social do contrato e o princípio da sociabilidade, na dicção de Miguel Reale.

Como a função social do contrato tem como finalidade proporcionar uma justiça de resultado. A sociabilidade trás em si a consequência de solidariedade, exigindo uma atenção mais adiante do individual, sem deixar de caracterizar a proteção dos valores individuais.

Segundo Miguel Reale, o sentido social é uma das características mais marcantes do projeto, em confronto com o sentido individualista que querer o Código Civil ainda em vigor. Para Reale é natural que se atribua ao contrato uma função social, a fim de seja concluído em favor dos contratantes, sem conflito com o interesse público.

Dispõe Miguel Reale que a função social do contrato é obter limites á autonomia da vontade. Relacionando a função social do contrato e o principio da sociabilidade vimos que antes do código de 2002 os contratos vinham para defender as vontades das partes diretamente beneficiadas no contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com