TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA

Por:   •  6/9/2018  •  Artigo  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA MISTA DO FORO DA COMARCA DE ESPERANÇA – PB

        

ISABEL LOURENÇO DOS SANTOS, brasileira, do lar, portadora de documento de identidade RG sob o nº 2.379.992 – SSP/SP, inscrita no CPF sob o nº 037.714.134-86, residente na Rua João Paulo II, nº 96, Portal, Esperança – PB, por intermédio de seus advogados que esta subscrevem, legalmente constituídos conforme instrumento procuratório em anexo, com escritório profissional localizado na Praça Getúlio Vargas, nº 25, Sala 101, Centro, Esperança – PB, vêm à presença de Vossa Excelência propor a presente:

AÇÃO DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA

do imóvel situado na Rua João Paulo II, n.º 96, Portal, Esperança – PB, atualmente sem registro, com fundamento no art. 183 da CF/88, art. 1.240 CC, art. 12, § 2º da Lei nº 10.257/01 e 941 e ss do CPC, pelos motivos fáticos e jurídicos adiante expostos:

I – DA PRIORIDADE PROCESSUAL

        Inicialmente, requer a V. Exª. que seja concedida Prioridade na tramitação deste processo, conforme determina o artigo 71 da Lei nº 10.741, tendo em vista que a autora nasceu em 01/07/1951, e conta com 66 (sessenta e seis) anos de idade, conforme documentos de identificação em anexo.

II – DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

Requer a V. Exª. que seja deferido o benefício da Gratuidade de Justiça a Promovente, com embasamento na lei 1.060/50, com alterações introduzidas pela lei 7.510/86, além da previsão existente no Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) em seu art. 98 e seguintes, vez que declara-se pobre na acepção jurídica do termo e não possui condições para suportar as despesas do processo sem privar-se dos recursos para seu próprio sustento, conforme declaração acostada aos autos.

III – DA SITUAÇÃO FÁTICA

A autora reside, com animus domini, no imóvel situado na Rua João Paulo II, n.º 96, Portal, Esperança – PB, há mais de 5 anos, conforme recibos de pagamento de IPTU e faturas de água e energia em anexo, que datam de meados de 2011.

Eis que, antigamente o terreno onde a autora construiu seu imóvel era de propriedade de seus genitores. Ocorreu que, após o falecimento destes, a autora achou por bem construir sua residência em tal terreno, conforme alvará de construção em anexo.

O imóvel não possui registro, e fez a autora no respectivo imóvel sua moradia e da sua família.

Frise-se, oportunamente, que a autora é a responsável pelo pagamento das contas de energia elétrica e abastecimento de água desde a época que passou a ser possuidora do referido imóvel, consoante se verifica na documentação colacionada, demonstrando claramente o exercício da posse de forma plena e ininterrupta pela promovente.

Atualmente, estas são as descrições do imóvel usucapiendo: uma casa, localizada na Rua João Paulo II, n.º 96, Portal, Esperança – PB, com área de terreno total de 160 m², sendo 8 metros de frente por 20 metros de lateral, conforme planta baixa em anexo.

O Imóvel Usucapiendo é constante das seguintes confrontações, limitando-se:

FRENTE – Para Rua João Paulo II, Portal, Esperança – PB.

LADO DIREITO – Com o imóvel localizado Rua João Paulo II, n.º 90, Portal, Esperança – PB de propriedade do Sr. Josivaldo Xavier, inscrito no CPF sob o nº 893.184.204-04.

LADO ESQUERDO – Com o imóvel localizado na Rua João Paulo II, n.º 100, Portal, Esperança – PB, de propriedade da Sra. Rosilene Pereira da Silva, inscrita no CPF sob o nº 063.809.694-46.

FUNDOS – Com o imóvel localizado na Rua João Paulo II, n.º 100, Portal, Esperança – PB, de propriedade da Sra. Rosilene Pereira da Silva, inscrita no CPF sob o nº 063.809.694-46.

A autora nunca sofreu qualquer tipo de contestação ou impugnação por parte de quem quer que seja, sendo a sua posse, portanto, mansa, pacífica, e ininterrupta durante todo esse tempo.

Vale ressaltar que desde o falecimento de seus genitores, a possuidora agiu como se fosse a própria dona, tendo nele estabelecido moradia sua e de sua família, sendo inclusive reconhecida pelos vizinhos e demais moradores da redondeza como legítima proprietária do imóvel.

Dessa forma, estando presentes todos os requisitos legais exigidos, a autora faz jus à presente ação.

IV – DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

O conceito de usucapião é demonstrado na doutrina conforme alguns intelectivos doutrinadores do direito:

"A usucapião supõe, em vez de sucessão de direito, sequência, posterioridade de um direito a outro, de jeito que entra na classe dos modos originários de adquirir. Adquire-se, porém, não se adquire de alguém. O novo direito já começou a formar-se antes que o velho se extinguisse. Chega o momento em que esse não mais pode subsistir, suplantado por aquele." (PONTES DE MIRANDA - Comentários ao Código de Processo Civil, tomo XIII, pág. 349).

"Usucapião é o modo de adquirir a propriedade pela posse, continuada durante um certo lapso de tempo, com os requisitos estabelecidos na lei." (CARVALHO SANTOS - Código Civil Interpretado, vol. 7, pág. 426).

"Usucapião é a aquisição do domínio pela posse prolongada." (CLOVIS BEVILAQUA - Código Civil dos Estados Unidos do Brasil, Edição Histórica, pág. 1.031).

A pretensão veiculada na presente ação tem por substrato jurídico o artigo 183 da CF/88, que assim dispõe:

“Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

§ 1º O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.”

No caso dos autos, é induvidoso que a autora possui o imóvel para a sua moradia e de sua família, e que a área do imóvel preterido no presente caso responde aos requisitos legais que é de aproximadamente 160 metros quadrados.

A jurisprudência também anuncia os requisitos de usucapião especial urbana, conforme os julgados que seguem:

APELAÇÃO CÍVEL. USUCAPIÃO (BENS IMÓVEIS). AÇÃO DE USUCAPIÃO ESPECIAL URBANA. ROVA PERICIAL. DESNECESSIDADE. AGRAVO RETIDODESPROVIDO. REQUISITOS DO ART. 1240 DO CÓDIGO CIVIL. COMPROVAÇÃO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA MANTIDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (410.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com