TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO c.c. INDENIZAÇÃO DE DANO MORAL, OBRIGAÇÃO DE FAZER E ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

Por:   •  12/5/2018  •  Ensaio  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 12

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DA 2º VARA CÍVEL DA COMARCA DE MACAÉ – RJ.

 

 

 

 

Processo Nº 0012118-26.2017.8.19.0028

 

 

 

EDEZIO DUARTE DE ALMEIDA, já qualificado nos autos da AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO c.c. INDENIZAÇÃO DE DANO MORAL, OBRIGAÇÃO DE FAZER E ANTECIPAÇÃO DE TUTELA, que move em face de AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A, vem por meio de seu advogado abaixo assinado, propor a presente

 

RÉPLICA

 

Diante dos fatos novos alegado em contestação.

 

I. DA TEMPESTIVIDADE

 

Salienta-se que a presente réplica é devidamente tempestiva, haja vista que o prazo para sua apresentação é de 15 (quinze) dias, contados do primeiro dia útil seguinte ao da publicação, nos moldes dos arts. 219, 224 e 350, CPC.

Assim, considerando que a intimação foi feita em 12/12/2017, o termo final ocorre em 29/01/2018. Devido o recesso no fórum.

 

Os réus foram citados para apresentarem contestação; e em suas defesas alegaram diversas preliminares e fatos novos, que serão impugnados a seguir.

III. DAS PRELIMINARES

III.1 DA ALEGAÇÃO IMPOSSIBILIDADE DE INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA:

A inversão de que trata o artigo VIII, do Código de Defesa do Consumidor, dispõe que é direito básico do consumidor a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiência.

Destarte, demonstrado no caso em tela que o autor é hipossuficiente, e que também restou caracterizado verdadeiras as alegações iniciais, pelos documentos cedidos pela própria Ré, que mostram que o medidor estava COM DEFEITO.

III.2 DA ALEGAÇÃO,O RIGOR DO PROCEDIMENTO PREVISTO NO ART. 129 DA RESOLUÇÃO ANEEL 414/2010:

É o caso das concessionárias de energia elétrica que, após verificação feita por seus próprios técnicos, declara haver irregularidades no relógio de medição através do preenchimento e apresentação do “TOI” Termo de Ocorrência de Irregularidade, e notificando o consumidor a comparecer em uma de suas lojas para regularizar a situação. Lá chegando esse mesmo consumidor é confrontado com uma dívida, calculada por parâmetros que lhe são obscuros. Suas alternativas são; pagar esta dívida ou ter sua energia cortada. Alega a concessionária que este procedimento está de acordo com a resolução nº 414/2010 da ANEEL, agência que regula as concessionárias fornecedoras de energia elétrica.


Colocar o consumidor neste dilema é sempre lucrativo, pois a grande maioria prefere pagar a alegada dívida a arriscar ver interrompido seu fornecimento de energia. Porém, alguns aspectos devem ser analisados à luz do Direito.


O “TOI”, documento que registra a alegada irregularidade, é produzido através da vistoria no relógio medidor da unidade de consumo, realizada pelos próprios funcionários da concessionária, e a posição dos Tribunais vem se firmando no sentido de que a perícia realizada unilateralmente pelos prepostos da concessionária não pode gozar da presunção de legitimidade e veracidade, por ser isenta de imparcialidade.

A própria resolução nº 414/2010 da ANEEL em seu artigo 129, parágrafo 1º, inciso II, determina que, após constatada a irregularidade, a concessionária deverá promover a perícia técnica, realizada no relógio medidor no qual foi constatada a irregularidade.

 III.3 DA ALEGAÇÃO INTERESSE DA ANEEL DADA A SUA EXCLUSIVA COMPETÊNCIA REGULATÓRIA INCOMPETÊNCIA DO JUÍZO ESTADUAL:

Alega a Ré sobre incompetência do Juízo, porem o autor está amparado pelo código de defesa do consumidor, pois a relação entra as partes é de consumo, ou seja, a Ré é prestadora de serviço par o autor. Sendo a ANEEL a Reguladora e fiscalizadora da Ré.

III.4 DA ALEGAÇÃOA IRREGULARIDADE CONSTATADA NO MEDIDOR DA PARTE AUTORA: PROCEDIMENTO LEGÍTIMO:LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A HIPÓTESE MANIFESTA PARTICIPAÇÃO DO USUÁRIO NO PROCEDIMENTO PARA APURAÇÃO DE IRREGULARIDADE:

Tendo o Requerente procurado a requerida para esclarecer não ter nenhuma responsabilidade com a falha da própria requerida que diz não tem faturado corretamente conforme a leitura do equipamento, e não ter feito corretamente e regularmente a inspeção no medidor.O requerido ainda veio apresentar recurso administrativo contra a cobrança da requerida, informando que se na fatura não veio o valor correto por anormalidade do equipamento, o requerente não pode ser responsabilizado por um erro da requerida em seu mau procedimento no fornecimento do serviço, porém tal recurso administrativo foi indeferido pela requerida.

                     Importante ressaltar que o requerente sempre honro com os pagamentos das faturas, nunca ficando em debito com a requerida, por isso encontra-se profundamente abalado pela má fé da requerida em querer cobrar uma fatura alem das que chegam mensalmente alegando anormalidade no medido que é responsabilidade direta e única da requerida. Inclusive o MEDIDOR DA REQUERIDA FICA EM UMA AUTURA EM QUE SÓ A PROPRIA PODE IMSPECIONAR. Conforme fotos em anexo.  Com isso retirando o direito do Requerente de acompanhar as medições periodicamente para saber os gastos com energia elétrica, já existe sentença a esse procedimento a saber:

RIO — Sentença do juiz titular da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Roberto Ayoub, determinou que a empresa Ampla instale os medidores de consumo de energia elétrica em locais visíveis e de fácil acesso aos consumidores, além de ter de devolver, em dobro, os valores pagos em excesso pelos clientes, desde que devidamente comprovada falha no sistema de medição. A ação, movida pela Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em 2007, baseou-se no fato de a concessionária colocar medidores no alto de postes ao implantar um novo sistema de medição eletrônica externa de energia, por meio de de chips.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com