TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO ORDINÁRIA C/C PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

Por:   •  12/12/2018  •  Dissertação  •  4.840 Palavras (20 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 20

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA _ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE PONTA GROSSA-PR

                JACKSON LUIZ CAILLOT, brasileiro, casado, aposentado, portador da cédula de identidade n.º 3.741.62-3, SSP/PR, inscrito no CPF/MF sob o n.º 633.504.759-49, residente e domiciliado à Rua Deputado Chafic Cury, n.º 310, Bloco 4, Apartamento 402, Jardim Carvalho, CEP 84.015-700, neste Município e Comarca de Ponta Grossa/PR, por seus Procuradores que esta subscrevem, conforme Instrumento de Procuração em anexo, vêm respeitosamente perante Vossa Excelência propor

AÇÃO ORDINÁRIA C/C PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

em face de:

1 – ESTADO DO PARANÁ;

2 – UNIVERSIDADE ESTAUDUAL DE PONTA GROSSA, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 80.257.355/0001-08, com sede na Praça Santos Andrade, n.º 1, CEP 84.010-790 neste Município e Comarca de ponta Grossa/PR, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

I – DOS FATOS

                O Autor foi devidamente aprovado em concurso público de provas e títulos para provimento de cargos e funções, nos termos do edital 135/2011 – PRORH/UEPG – e anexos para a vaga de Técnico Gráfico.

                Em que pese o fato de o Edital n.º 135/2011 (em anexo) prever apenas 01 (uma) vaga para o cargo de técnico gráfico e o Autor ter se classificado em 3.º lugar, é possível verificar que a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Edital n.º 124/2013 aumentou para 02 (duas) o número de vagas destinadas ao cargo de técnico gráfico.

                Ademais, o Edital PRORH n.º 123/2013 confirmou a exclusão do candidato JUAREZ VIEIRA DA SILVA, classificado em 1.º lugar para o cargo de técnico gráfico.

                Assim, somados os conteúdos dos Editais 123 e 124/2013 da PRORH, abriram-se vagas de técnico gráfico para o 2.º e para o 3.º colocados, gerando direito subjetivo à nomeação para ambos.

                Os Editais 123 e 124/2013 da PRORH encontram-se anexados, no Diário Oficial do Estado n.º 9024.

                No mesmo Diário, encontra-se o Edital n.º 129/2013, o qual convocou o Autor para o aceite da vaga e para a realização dos exames médicos e psicológicos previstos no Edital n.º 135/2011.

                Conforme documentação em anexo, o Autor compareceu à Seção de Provimento de Cargos e Contratos da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, na data e horário designados, portando a documentação necessária, e foi aprovado nos exames pré-admissionais, conforme o Edital PRORH n.º 157/2013.

                Ocorre que, transcorridos quase 05 (cinco) anos desde a realização dos exames admissionais, ainda não houve a nomeação efetiva do Autor.

                Ainda, de acordo com o Protocolo Geral do Estado n.º 13.196.299-1 (em anexo), a nomeação dos candidatos aprovados no concurso através do Edital n.º 135/2011 segue estagnada na Assessoria Técnica do Gabinete desde 15/03/2018.

II – DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

                O Autor é aposentado, recebendo cerca de 02 (dois) salários mínimos mensais, renda com a qual mantem a si mesmo, sua residência e sua esposa, não possuindo condições financeiras para arcar com as custas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo do seu sustento e de sua família. Nesse sentido, junta-se declaração de hipossuficiência, declaração de benefício e histórico de créditos percebidos junto ao INSS.

                Por tais razões, pleiteiam-se desde já os benefícios da Assistência Judiciária Gratuita, assegurados pelo artigo 5.º da Constituição Federal e pelo artigo 98 e seguintes do Código de Processo Civil.

III – DA LIMINAR INAUDITA ALTERA PARS

                A tutela provisória de urgência está condicionada, nos termos do artigo 300 do Código de Processo Civil, e tutela, além da evidência da probabilidade do direito, a existência de perigo de dano ou, ainda, risco ao resultado útil ao processo, tradicionalmente conhecidos como fumus boni iuris e periculum in mora.

                Conforme leciona Daniel Amorim Assumpção Neves, “a concessão da tutela provisória é fundada em juízo de probabilidade, ou seja, não há certeza da existência do direito da parte, mas uma aparência de que esse direito exista. É consequência natural da cognição sumária realizada pelo juiz na concessão dessa espécie de tutela. Se ainda não teve acesso a todos os elementos de convicção, sua decisão não será fundada na certeza, mas na mera aparência – ou probabilidade – de o direito existir” (NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Novo Código de Processo Civil Comentado. Salvador: Ed. JusPodivm, 2016).

                Nessa ótica, importante registrar que o que justifica a tutela provisória de urgência, diferenciando-a da tutela provisória da evidência, é a existência de perigo de dano, que nas palavras de Fredie Didier Jr., deve ser: “[...] i) concreto (certo), e, não, hipotético ou eventual, decorrente de mero temor subjetivo da parte; ii) atual, que está na iminência de ocorrer, ou esteja acontecendo; e, enfim, iii) grave, que seja de grande ou média intensidade e tenha aptidão para prejudicar ou impedir a fruição do direito. Além de tudo, o dano deve ser irreparável ou de difícil reparação” (FREDIE DIDIER JR e outros. Curso de Direito Processual Civil. V. 2. 11.ª ed. Salvador: JusPodivm, 2016, p. 610).

                Em relação ao periculum in mora, tem-se que a validade do Concurso Público em comento tem prazo derradeiro, havendo, evidentemente, perigo na demora da prestação jurisdicional, uma vez que esta será completamente inócua e ineficaz se forem julgados procedentes os pedidos desta ação e o Certame já tiver expirado, fato que impossibilitará a Autarquia Ré de nomear a parte Autora.

                Ademais, não é demasiado salientar que cada mês em que o Autor permanece ausente dos quadros na administração estadual, este deixa de aferir o subsídio mensal destinado ao cargo, o que gera um dano difícil de aferir, vez que a necessidade de hoje, muitas vezes, não poderá ser recomposta no futuro, mesmo que em valores corrigidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (205.4 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com