TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOPOLÍTICA: AS RELAÇÕES SOCIAIS SOB A INFLUÊNCIA DE NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  19/10/2020  •  Artigo  •  5.037 Palavras (21 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 21

BIOPOLÍTICA: AS RELAÇÕES SOCIAIS SOB A INFLUÊNCIA DE NOVAS TECNOLOGIAS

BIOPOLITICS: THE SOCIAL RELATIONS UNDER THE INFLUENCE OF NEW TECHNOLOGIES

Gilbert de Anunciação Luz[1]

Resumo: O presente estudo traz uma abordagem parcial, utilizando-se do método dedutivo, sobre a biopolítica e sua problemática com o controle social exercido sobre o modo de vida dos indivíduos e sociedade como um todo. Discorre ainda sobre as influências dos avanços tecnológicos sobre as relações sociais, com o objetivo de evidenciar os efeitos provocados pelas inovações tecnológicas sobre o modo de vida da sociedade atual. Nesse escopo, serão apresentados os conceitos relativos à biopolítica, bem como a análise de seus fundamentos e características, inseridos no contexto social. Serão apresentados os efeitos que as novas tecnologias provocam sobre as relações humanas e sobre todo o sistema social vigente, de modo a alterar o modo de vida da sociedade. Ao final deste trabalho, analisar-se-ão os aspectos positivos e negativos, por meio de concepções e perspectivas, concernentes aos avanços tecnológicos em prol da sociedade, com o intuito de minimizar os efeitos sociais gerados com a inserção de tecnologia nas relações interpessoais. Em se tratando de pesquisa bibliográfica, o tema central deste estudo foi obtido por intermédio de conteúdos de artigos e livros que apresentam abordagem sobre o assunto.

Palavras-chave: Biopolítica. Relações sociais. Tecnologia. Sociedade. Bem-estar.

Abstract: The present study brings a partial approach, using the deductive method, on biopolitics and its problems with the social control exercised over the way of life of individuals and society as a whole. It also discusses the influences of technological advances on social relations, in order to highlight the effects caused by technological innovations on the way of life in today's society. In this scope, the concepts related to biopolitics will be presented, as well as the analysis of its foundations and characteristics, inserted in the social context. The effects that new technologies have on human relations and on the entire current social system will be presented, in order to change the way of life of society. At the end of this work, the positive and negative aspects will be analyzed, through conceptions and perspectives, concerning technological advances in favor of society, in order to minimize the social effects generated by the insertion of technology in interpersonal relationships. In the case of bibliographic research, the central theme of this study was obtained through the content of articles and books that present an approach on the subject.

Keywords: Biopolitics. Social relationships. Technology. Society. Welfare.

Sumário

Introdução. 1. Biopolítica – conceitos e construção do referencial teórico. 1.1. A biopolítica sob a perspectiva estatal. 1.2. As relações sociais sob a influência da biopolítica; 2. O papel das novas tecnologias nas relações sociais contemporâneas. 2.1. As relações sociais sob a estrutura de comboio. 2.2. As novas tecnologias e seus efeitos nas relações sociais; 3. Considerações finais; Referências.

Introdução

Em se tratando de biopolítica, pode-se dizer que se trata de uma área da teoria política contemporânea, que vem a problematizar a relação entre o modo de vida político e o corpo biológico dos indivíduos envolvidos.

Desta forma, a biopolítica indica a maneira em que o poder se transforma, em um determinado período, com o fim de governar não somente os indivíduos, por meio de certos procedimentos disciplinares, mas ao conjunto de seres vivos constituído em populações.

Ademais, por meio de biopoderes locais, a biopolítica se ocupa também com a gestão da saúde, higiene, alimentação, natalidade, sexualidade, de forma a interferir nas relações humanas e sociais.

Por outro lado, as relações sociais na sociedade atual estão sob a influência, não apenas do controle advindo da biopolítica, mas também das novas tecnologias. Com efeito, em face da necessidade de coadunar as inovações tecnológicas ao contexto social existente, há a preocupação de adequação das relações sociais, ao cotidiano tecnológico que facilita a rotina e a vida em si, dos membros de um convívio social.

Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é, portanto, realizar uma análise da biopolítica e sua problemática com o controle social exercido sobre o modo de vida dos indivíduos e sociedade como um todo. Além disso, discorrer sobre as influências dos avanços tecnológicos sobre as relações sociais, de forma a evidenciar os efeitos provocados por essas inovações, sobre o modo de vida da sociedade atual.

No que tange aos objetivos específicos, apresentam-se situações de controle relacionado à biopolítica sobre a população, as relações sociais sob a influência de novas tecnologias, os aspectos positivos e negativos advindos com os avanços tecnológicos sobre a sociedade, a alteração das relações sociais atuais, atreladas à era digital, bem como a vinculação à seguinte problemática: De que modo a biopolítica poderá exercer o controle social na era digital e como adequar a sociedade, no contexto advindo do avanço tecnológico?

Assim, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando o método dedutivo, desenvolvida para fomentar discussões acerca da necessidade de adequação da sociedade e, consequentemente, das relações sociais ao atual ambiente tecnológico. O trabalho está estruturado em dois tópicos, sendo cada um com dois subtópicos. O primeiro tópico: Biopolítica – conceitos e construção do referencial teórico; e o segundo: O papel das novas tecnologias nas relações sociais contemporâneas; os subitens foram, antecipadamente, descritos no sumário.

Por fim, na conclusão do presente estudo serão feitas as considerações pessoais sobre a biopolítica e a suas características de controle social, bem como o contexto social frente aos fatores positivos e negativos das novas tecnologias presentes nas relações interpessoais, de forma a proporcionar a toda a sociedade, um convívio mais igualitário e com bem-estar.

  1. Biopolítica – conceitos e construção do referencial teórico

Em se tratando de uma análise da biopolítica, que se trata de importante construção da filosofia contemporânea, denotando a intensificação das relações humanas com a política, pode-se dizer que surgiu em meados do século XVIII, incitando o desenvolvimento de idéias por parte de diversos pensadores, tendo como destaque Michel Foucault.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com