TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHECAGEM DE INFORMAÇÕES DA SEGUINTE NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DIÁRIO DO BRASIL: “46% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É A FAVOR DA PENA DE MORTE

Por:   •  6/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Beatriz Veras Valença Portela

CHECAGEM DE INFORMAÇÕES DA SEGUINTE NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DIÁRIO DO BRASIL: “46% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É A FAVOR DA PENA DE MORTE”

Recife,2018

  1. Leitura da matéria no site Diário do Brasil.
  2. Busca de confirmação dos dados por meio de outros sites que mostram a pesquisa da CNI/IBOPE ( Ex: Estadão, Terra, Istoé).
  3. Pesquisa no site do próprio IBOPE.
  4. Coleta de dados em sites que mostram outras pesquisas, e não a da CNI/IBOPE, acerca dos fatos (Ex: Folha de São Paulo).

      Por meio das pesquisas realizadas, posso concluir que a notícia do site Diário do Brasil mostra, de fato, os dados coletados e divulgados pela pesquisa da CNI/IBOPE. O fato que notei, entretanto, é que a forma como foi escrita a notícia faz com que as pessoas que leem a manchete pensem que os 46% da população brasileira são completamente a favor da pena de morte, ao passo que os dados reais, da fonte, alertam que 31% são a favor da pena de morte e os outros 15% consideram justificável em alguns casos apenas, fato não explicado pelo site. Tal interpretação errônea pode atingir não apenas os leitores que leem só a manchete, mas também aqueles que fazem a leitura da matéria completa, o que percebi após terminar essa leitura. Além disso, é importante mencionar que a pesquisa foi realizada com 2002 pessoas e o Brasil tem 210 milhões de habitantes, concluindo assim que, apesar de o site revelar dados reais de uma pesquisa realizada pela CNI/IBOPE, que possuem credibilidade no cenário nacional, esse dado não expressa a opinião da população como um todo, como é apresentado na notícia, mas de uma parcela muito pequena dela. Além dessas considerações, acho válido acrescentar que durante a realização das minhas pesquisas de checagem encontrei sites como o Folha de São Paulo que noticiam os dados de uma pesquisa realizada pelo DataFolha, a qual afirma que a porcentagem de brasileiros que defendem a pena de morte subiu de 47%, em 2008, para 57% em 2018, contradizendo os dados da CNI/IBOPE. Dessa forma, concluo que que é dever de todo cidadão realizar a checagem das informações adquiridas pois, no mundo globalizado da Era da Informação, é cada vez mais comum a divulgação das chamadas Fake News.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com