TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCILIAÇÃO: DEVER ÉTICO DO ADVOGADO EM BUSCA DA JUSTIÇA!

Por:   •  25/10/2017  •  Artigo  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

CONCILIAÇÃO: DEVER ÉTICO DO ADVOGADO EM BUSCA DA JUSTIÇA!

Trabalho apresentado por Priscila Mendel Campos Almeida, à Universidade Estácio de Sá.

Campos dos Goytacazes, 25 de Outubro de 2017.

INTRODUÇÃO

Antes de abordamos o assunto a ser tratado,farei algumas reflexões sobre o tema proposto. Em uma breve análisa sobre o significado da palavra Conciliação, encontramos a seguinte definição no nosso dicionário brasileiro: “ato ou efeito de pôr, (ou porem-se), de acordo litigantes, ou de harmonizar, (ou harmonizarem-se), pessoas desavindas ou discordantes.”

A partir dessa definição, podemos entender que, a conciliação ocorre quando estamos diante de um conflito de interesse de litigantes distintos, diante disto acontece um acordo entre esses litigantes que visa harmonizar a situação de modo que as duas partes se beneficiem,e principalmente para evitar o uso da "máquina" do judiciário para resolver tal conflito.

A conciliação vem a ser um método utilizado em conflitos mais simples, ou seja, no qual é utilizado um terceiro facilitador que adota uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito, sendo ele imparcial. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva harmonização social e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes.

A Conciliação na maioria das vezes consegue resolver tudo em um único ato, sem necessidade de produção de provas como meio específico. Neste sentido, ela vem a ser eficaz porque, as próprias partes chegam à solução dos seus conflitos, sem a imposição de um terceiro (juiz), sendo ela pacífica por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo entre as partes, e ainda é um meio barato porque as partes neste caso evitam gastos com documentos e descolamentos com idas e vindas aos fóruns.

CONCILIAÇÃO: DEVER ÉTICO DO ADVOGADO EM BUSCA DA JUSTIÇA!

A conciliação nada mais é que, um meio alternativo de resolução de confitos, ou seja, é um instrumento de pacificação social, neste sentido ela acelera a efetividade da prestação jurisdicional, e ainda acarreta a satisfação das partes litigantes em face da solução dos conflitos, tornando o Judiciário mais acessível,e mais rápido, além de possibilitar a economia de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com