TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA: O VALOR DO AFETO NO RECONHECIMENTO DO VÍNCULO PATERNO-FILIAL APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Por:   •  26/8/2016  •  Artigo  •  5.642 Palavras (23 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 23

CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA:

O VALOR DO AFETO NO RECONHECIMENTO DO VÍNCULO PATERNO-FILIAL APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Jéssica Dantas Feitosa Gomes

Curso de Pós Graduação em Direito Civil

Anhaguera - Uniderp

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a importância do afeto no reconhecimento do vínculo paterno filial após a Constitucionalização do Direito de Família, com o advento da Constituição Federal de 1.988. Será abordado também o posicionamento doutrinário e jurisprudencial nos casos de conflito entre a filiação biológica e a afetiva. Dentro da perspectiva da importância do afeto, também será tratado brevemente sobre a questão da possibilidade de responsabilização civil por abandono afetivo.

Palavras-chave: constitucionalização; socioafetividade; filiação afetiva; abandono afetivo.

Sumário: Introdução. 1. A socioafetividade e sua importância no reconhecimento do vínculo paterno-filial e na concretização do princípio da dignidade da pessoa humana. 2. Filiação biológica x filiação socioafetiva. 3. Possibilidade de indenização por abandono afetivo.

INTRODUÇÃO

O Direito de família pode ser considerado como o ramo do direito civil que mais sofreu transformações nos últimos anos. Tais mudanças foram motivadas tanto pela premente necessidade de o direito acompanhar a realidade social, como pelo processo de evolução constitucional que levou o país do Estado Liberal para o Estado Social. Neste processo de evolução constitucional, a Constituição Federal de 1.988 representa um marco que tornou o direito e a sociedade mais humanizados.

Expressões como “constitucionalização”, “despatrimonizalização”, “publicização” e “humanização” vem sendo cada vez mais utilizadas no meio jurídico para se referir ao modo de interpretação do Código Civil a luz dos princípios consagrados pela Constituição Federal de 1988.

A partir do fenômeno da constitucionalização o ser humano passou a ser priorizado, sendo valorizada sua personalidade e todos os direitos dela decorrentes, especialmente o direito à dignidade, o que afetou diretamente o Direito de Família, considerando que não há ramo do direito privado em que a dignidade da pessoa humana tenha mais atuação. É na família onde o indivíduo cria seus primeiros laços afetivos, suas primeiras relações sociais e é nela que a pessoa humana encontra amparo irrestrito. Por tal razão é chamada de “célula mater” da sociedade, ou seja, seu núcleo inicial.

A questão relativa à socioafetividade é tema bastante atual e reconhecido pela doutrina e grande parte da jurisprudência. Entretanto, não está expressamente previsto no ordenamento jurídico brasileiro, o que acaba gerando divergências em torno do reconhecimento da filiação baseada unicamente no vínculo afetivo. A escolha de tal tema justifica-se pela inegável importância da família para a sociedade, haja vista que é nela onde são reproduzidos os valores sociais vigentes em determinada época com vistas à adequada formação do indivíduo.

Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo analisar a importância atual do afeto como fator caracterizador do vínculo familiar a partir do fenômeno de constitucionalização do direito de família, após a Constituição Federal de 1988. Dentro deste quadro será dado enfoque principal à questão da importância da socioafetividade no reconhecimento do vínculo paterno-filial, bem como no desenvolvimento sadio da criança, de modo a proporcionar o pleno desenvolvimento de sua dignidade.

1. A SOCIOAFETIVIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NO RECONHECIMENTO DO VÍNCULO PATERNO FILIAL E NA CONCRETIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

O contexto histórico na vigência do Código Civil de 1.916 era bem diferente da realidade atual, tal Código refletia bem a sociedade da época: conservadora, patrimonialista, individualista, machista e preconceituosa, que se prendia aos interesses dos fazendeiros de café, proprietários de terras e da burguesia mercantil. Ademais, era extremamente discriminatório com relação à família, sendo esta eminentemente patriarcal. Segundo Maria Helena Diniz (2007, p. 30) a chefia das famílias era atribuída ao marido, de modo que esposa e filhos tinham posição inferior à dele e, assim, a vontade da família consubstanciava-se na própria vontade marido. Tal família era matrimonializada e os filhos nascidos fora do casamento, chamados de ilegítimos, não tinham espaço na unidade familiar codificada. O casamento, em regra, era indissolúvel, sendo que a única forma de dar solução a um matrimônio mal sucedido era o desquite, o qual encerrava a comunhão de vida, mas não o vínculo jurídico .

Felizmente, através da evolução social e familiar, as alterações legislativas foram inevitáveis. A evolução do conhecimento científico, a revolução tecnológica, a clonagem, as inseminações artificiais, os movimentos políticos e sociais, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, o homossexualismo, dentre outros fatores, exigiram profundas mudanças na legislação.

A Constituição Federal de 1.988, também chamada de Constituição Cidadã, foi a responsável por trazer grande parte dessas mudanças, consagrando uma série de direitos sociais que desestabilizaram a estrutura liberal e patrimonialista da legislação civil até então vigente. Para Rodrigo da Cunha Pereira (2003, p. 5-6), tais mudanças vieram acompanhadas de novos ideais que provocaram o enfraquecimento do patriarcalismo e lançaram os sustentáculos de compreensão dos Direitos Humanos . O princípio da Dignidade da Pessoa Humana foi o principal responsável por essas modificações ao colocar o ser humano no centro das preocupações do ordenamento jurídico.

A Constituição Federal de 1.988 impôs uma verdadeira quebra de paradigma ao Direito Civil, fazendo com que este abandonasse a tradicional postura individualista e patrimonialista, e migrasse para uma concepção em que a dignidade da pessoa humana e seus valores existenciais fossem prioritariamente considerados, prevalecendo sobre interesses eminentemente econômicos.

A constitucionalização do Direito Civil trouxe ao Direito de Família um avanço nunca antes alcançado, onde prevalece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com