TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da Filosofia

Por:   •  25/4/2015  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

        

Características da Filosofia

A filosofia surge no século VI a. C., na Grécia que tem como principal característica o questionamento constante, filosofia não permite que nada continue da mesma forma como esta. Filosofia modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de ideias ou visões de mundo em uma situação geral, abstrata ou fundamental.

Os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga que originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade.

As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana.

A filosofia sempre esteve presente em nossas vidas, ela esta na enigmática e surpreendente aventura de ideias que nos identifica e nos diferencia de outros seres. São o pensar, agir, falar afinal a mente do ser humano é um universo sem fim. A importância da filosofia para se decifrar a sociedade e o mundo em que se vive. A filosofia é importante em todos os momentos da nossa vida, é através do questionamento que se pode conhecer o mundo, a natureza e o interior de si mesmo.

A razão e a intuição são as principais características da filosofia que tem como fundamento a contemplação o deslumbramento pela realidade. Acredito que a filosofia ajuda- nos durante o processo de formação e no decorrer da pratica profissional na reflexão no entendimento e na aceitação da subjetividade do sujeito e do individuo diante de similares ou diferenciadas condições e situações presenciadas ou vividas na sociedade.

Bem a principal essência da filosofia é o questionamento saber buscar a verdade saber se realmente essa existe ou por causa do questionamento é que a filosofia é a mãe da todas as ciências por esse motivo de saber questionar a realidade tudo quanto há uma ferramenta importante para o serviço social. Ajuda as futuras assistentes sociais a formularem a respostas lógicas e as perguntas que lhe serão feitas por pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com