TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Alienação Parental

Por:   •  21/3/2019  •  Monografia  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

TCC

                “ALIENAÇÃO PARENTAL”

                                                                     

                                                                                                                         

SUMÁRIO        1

        

INTRODUÇÃO

1.       FAMÍLIA

  1. CASAMENTO
  2. UNIÃO ESTÁVEL

2.    TIPOS DE FAMÍLIA NO BRASIL ATUAL

1.3.1     FAMÍLIA MONO PARENTAL

1.3.2         FAMÍLIA  UNO PARENTAL

1.3.3         FAMÍLIA PARARELA

1.3.4         HOMOAFETIVO

1.3.5         FAMÍLIA EUDEMONISTA

1.3.6        PODER FAMILIAR

3 .         DA GUARDA

4.        ALIENAÇÃO PARENTAL

4.1      DEFINIÇÃO

4.2      FALÇA ACUSAÇÃO DO ABUSO SEXUAL

  1.     MEDIDAS   PREVISTAS  PELA  LEI  N°12.318/2010

4.4      RELATOS DE CASOS

4.5      MEDIDAS DE  PROTEÇÃO E EFETIVIDADE  PARA OS ALIENADOS

4 .6     DIA  INTERNACIONAL  DA ALIENAÇÃO PARENTAL

5.    SIMDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL (SAP)

5.1     DIFERENÇA  ENTRE  SAP  E  A ALIENAÇÃO APRENTAL

6.   SUBTRAÇÃO PARENTAL

7.   O PAPEL DO ESTADO

7.1     PREVENÇÃO

7.2     DIVULGAÇÃO

7.3     REPRESSÃO

8.   CONCLUSÃO

9.   REFERÊNCIAS

RESUMO

O PRESENTE TRABALHO ABORDA O TEMA ALIENAÇÃO PARENTAL QUE  É UM ASSUNTO POUCO FALADO EM NOSSO MEIO, MESMO DIANTE DE  GRANDES ESTATÍSTICAS DE SEPARAÇÃO.  POIS, É ONDE TUDO COMEÇA, PELA FAMÍLIA. HOJE TEMOS VÁRIAS CLASSIFICAÇÃOES DE FAMÍLIA, SAIMOS DA QUELE ROL TAXATIVO ( CONSERVADOR),  ESTAMOS EM UM SÉCULO QUE ADOTA A RELATIVIDADE QUE NOS LEVA AO LIBERALISMO.

NO ÍNICIO VEM O CASAMENTO, QUE TAMBÉM TEM SUAS CLASSIFICAÇÃOES.  NA SEQUÊNCIA FALAREMOS SOBRE  A CONSTRUÇÃO DE UMA FAMÍLIA, QUE  POR  SITUAÇÕES  ALHEIAS AS SUAS VONTADES, POIS, NIGUÉM CASA NO INTUITO DE  SEPARAR E, SIM  DE   VIVER JUNTOS  PARA SEMPRE,SURGI A SEPARAÇÃO.

É ATRAVÉS DE UMA SEPARAÇÃO  NORMALMENTE QUE CARACTERIZAMOS A MAIOR PARTE DA ALIENAÇÃO PARENTAL, ONDE UM DOS GENITORES OU ALGUÉM QUE O  TENHA POR DIREITO SUA GUARDA OU VIGILÂNCIA, DE FORMAS DIRETA OU INDIRETA INDUZ A CRIANÇA OU O ADOLESCENTE A IGNORAR O SEU GENITOR, IMPEDINDO A FORMAÇÃO DE QUALQER QUE SEJA O VÍNCULO ENTRE ELES..

DECORRENTE DESSES ACONTECIMENTOS,   SURGIU A LEI 12.318/2010. EXATAMENTE NO DIA 26 E AGOSTO. TRAZENDO FORÇA PARA COMBATER OU AO MENOS AMENIZAR  ESSE TIPO DE CRIME.

SERÁ ABORDADO A  “SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL”, ( SAP) estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande . Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiroA GUARDA  COMPARTILHADA DESSAS VÍTIMAS É A PRIORI O MAIOR INSENTIVADOR, DO  NÃO! AO LETÍGIO, QUANDO NOS REFERIMOS A SEPARAÇÃO, TRAZENDO DE UMA FORMA AMIGÁVEL O COMPARTILHAMENTO, ONDE O PAI  E  A MÃE TEM POR DIREITO DE ACORDAR  OS DIAS PARA TER COM SEUS FILHOS, ISSO NEM SEMPRE É A SOLUÇÃO,POIS. EXISTE GENITORES QUE NÃO ACEITA O COMPARTILHENTO E ACABA COMENTENDO O CRIME DE SUBTRAÇÃO PARENTAL; QUE É QUANDO UM DOS GENITORES OUDETENTORES LEVA A CRIANÇÃ OU O ADOLESCENTE SEM A AOTORIZAÇÃO DO OUTRO PARA UM LUGAR DIFERENTE DE SUA RESIDÊNCIA HABITUAL.

POR FIM;  QUAL  O PAPEL DO ESTADO NESSE MUNDO TÃO ATUAL, MODERMO, PARA PREVINIR, OU REMEDIAR ESSE TIPO DE PROBLEMA QUE TEM TRAZIDO PARA O FUTURO DE NOSSA NAÇÃO TRANSTORNOS  PSÍCOLÓGICO, APESAR DE O BRASIL NÃO O VER DE FORMA PATOLOGICAMENTE  FALANDO.

CONTUDO SE CHEGA A CONCLUSÃO QUE A MELHOR FORMA DE LIDAR COM ESSE TIPO DE PROBLEMA É DE FATO, A PROPAGAÇÃO, LEVAR  AO CONHECIMENTO DA SOCIEDADE, QUE AINDA SE ENCONTRA EM SUA GRANDE MAIORIA,LEIGA  AO SE TRATAR DE ALIENAÇÃO PARENTAL, E MOSTRAR QUÃO GRANDES SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DESSE CRIME PARA AS VÍTIMAS. E, DE UMA FORMA AMIGÁVEL E CONSCIENTE ACEITE UM DOS  TIPOS DE REGIME DA GUARDA QUE É A GUARDA COMPARTILHADA, ONDE DESSA FORMA PREVENTIVA EVITE FUTUROS ADULTOS COM TRANSTORNOS MENTAIS, REFLEXOS DE UM PASSADO CONDENADOR.

INTRODUÇÃO

ESTE TRABALHO TRATA DA A ALIENAÇÃO PARENTAL; QUE  É  O ATO DE INTERFERIR NA  FORMAÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA OU  ADOLESCENTE, INDUZIDO POR UM DOS GENITORES,OU ALGUÉM QUE TENHA SUA GUARDA OU VIGILÂNCIA, COM A INTENÇÃO DE PREJUDICAR O CONVÍVIO DO MENOR COM UM DE SEUS  RESPONSSÁVEIS.

OU SEJA; CAUSAR QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO QUE TRAGA A DIFICULDADE OU ATÉ MESMO, A IMPOSSIBILIDADE  DE QUAISQUER QUE SEJA O VÍNCULO ENTRE O MENOR  COM UM DOS SEUS GENITORES.

A ALIENAÇÃO PARENTAL,  VEM ADERINDO  FORÇA    DESDE 26 DE AGOSTO DE 2010, APÓS A  PROMULGAÇÃO DA LEI N° 12.318, ESSA NECESSIDADE SURGIU NA DECORRÊNCIA DE PRESERVAR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES, QUE ESTÃO NA EMINÊNCIA DE SEPARAÇÃO DOS PAIS OU DA QUELE QUE POR DIREITO OBTENHA SUA GUARDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com