TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA REALIDADE FATICA

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 11

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA VARA DO TRABALHO DE LONDRINA-PARANA.

Processo n° 048.07.000846-6

A Empresa DISTRIBUIDORA BEBA TODAS LTDA,pessoa jurídica de direito privado devidamente inscrita no CNPJ 787.543.987∕0001-50, estabelecida na Rua São Paulo, número 1220,centro Londrina-Pr, CEP 86010-010, representada pelo preposto da Empresa Sr.Jucelino Pé de Cabra, brasileiro, viúvo, economista, inscrito no CPF n 078.986.324-50 e portador do RG n 8.453.324-8,domiciliado na Rua Princesa n  76 no jardim dos Reis, Londrina-Pr, CEP 86045-86 .Através de seu procurador que ao final subscreve(procuração em anexo),estabelecido profissionalmente na Rua Pitanga, n 825, centro, CEP 87302-150 em Campo Mourão-Pr; vem a presença de Vossa Excelência, com fundamento no art.847 da CLT, respeitosamente apresentar:

ACAO DE CONTESTACAO pelo rito ordinário em reclamatória trabalhista movida por AMIM AMOU AMADO já qualificado nos autos, o que se faz através dos fatos e fundamentos a seguir expostos:

                   

                                                                    I.DA REALIDADE FATICA

O Reclamante alega ter sido admitido pela Reclamada na data de 13 de fevereiro de 1988, para exercer a função de vendedor externo, cumprindo jornada de trabalho de 10 horas diárias, compreendidas no horário das 07:00hs as 18:00hs com uma hora de intervalo para refeição, percebendo como remuneração mensal a quantia de R$ 2.000,00(dois mil reais). Alega que nunca recebeu o adicional pela jornada excedente trabalhada. O Reclamante informa que realiza a mesma função que o Sr. Lindosmir Filhote de Cruzcredo, porém não recebe a mesma remuneração, tendo em vista que a diferença do tempo de trabalho deles é de 3 anos e 1 mês e que não foi realizado de corretamente o pagamento de seu acerto rescisório.

Pleiteia o Reclamante:

Reconhecimento de vinculo;anotação da CTPS;horas extras;equiparação salarial,durante todo o contrato, ao paradigma indicado;férias e 13 proporcionais,aviso prévio de 30 dias,entrega das guias do FGTS e correspondente indenização de 40%;multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias.

No entanto, como ficarão demonstrados, as afirmações do Reclamante não podem desenvolver, vez que não conduzem com a realidade dos fatos e restará clara a improcedência da presente reclamatória trabalhista.

           

                                                    II . PREJUDICIAL DE MÉRITO – PRESCRIÇÃO BIENAL

O Reclamante trabalhou para a Reclamada de 13-02-1998 a 08-06-2013,tendo a reclamatória trabalhista sido distribuída aos 24.01.2016, mais de 2(dois) anos após o término do contrato de trabalho.

Os arts. 7º, inc. XXIX, da Constituição Federal e 11, I, da CLT, e sumula 308, I, do TST determinam que o direito de ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em 5 (cinco) anos para os trabalhadores urbanos, até o limite de2(dois) anos após a extinção do contrato de trabalho.

Assim, requer seja julgada procedente a preliminar de prescrição bienal,com a consequente extinção do feito com resolução de mérito conforme artigo 269, IV do CPC.

                                     Art. 269. Haverá resolução de mérito:

                                IV - quando o juiz pronunciar a decadência ou a prescrição.

                                                                           

                                                             III . DEFESA DE MERITO

  1. DO RECONHECIMENTO DO VINCULO

O Reclamante afirma  que utilizava carro fornecido pela Reclamada para seus deslocamentos a fim de apresentar e vender os produtos e que ao final da semana, sexta-feira, era obrigado a devolver o carro ao pátio da Reclamada.

Conforme o art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho que :

“Considera-se empregado toda e qualquer pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. “

 Este conceito surgem os requisitos que devem estar respectivamente presentes para a caracterização do contrato de trabalho, quais sejam: continuidade, subordinação jurídica, onerosidade e pessoalidade.

 

Na hipótese o Reclamante possui os requisitos legais do vínculo trabalhista.

  1. DA ANOTACAO DA CTPS;

A reclamada concorda com o reclamante o período mencionado, pelo que se dispõe a retificar o mesmo em sua CTPS.

 

Todavia, cumpre apenas ressaltar, que a omissão deste período se deu por comum acordo entre as partes.

Conforme artigo 29 da CLT,§3  o empregador instaura o processo de anotação.

  1. HORAS EXTRAS

A Reclamada destaca que nada deve a tal título.

Como relatado, o Reclamante exercia a função de vendedor externo, cargo que desempenhava fora da empresa, fazendo visitas aos possíveis compradores, apresentando e vendendo os produtos.

Assim, resta configurado que o Reclamante praticava atividade externa,incompatível com a fixação de horário de trabalho art. 62, I, da CLT,não tendo direito ao recebimento de horas extras.

 Deste modo, não merece acolhimento o pedido de horas extras.

  1. EQUIPARACAO SALARIAL

O reclamante não merece o pedido de equiparação salarial no que diz:

A respeito de equiparação salarial o TST editou a súmula n. 6 pacificando várias controvérsias a respeito da equiparação salarial. Essa súmula com a revisão efetuada no ano de 2012 ficou com a seguinte redação:

II – Para efeito de equiparação de salários em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de serviço na função e não no emprego. E conforme:

                                                      Art. 461 - Sendo idêntica a função, a                   todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (354.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com