TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DD097 – A MEDIAÇÃO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS. O MEDIADOR: PAPEL E FUNÇÕES

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA

UNIVERSIDADE DO ATLANTICO — ESPANHA

MESTRADO EM RESOLUÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

DD097 – A MEDIAÇÃO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS. O MEDIADOR: PAPEL E FUNÇÕES

CASO PRÁTICO

O CASO DE DIANA E DANIEL: UM EXEMPLO DE MEDIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

DAYNA RAFAELA MARTINS DA CONCEIÇÃO

BRDDMRC4093570

ANANINDEUA — PA

2022

RESPOSTAS

Para se elaborar um plano de intervenção, inicialmente o(a) mediador(a), deve obrigatoriamente entender o ambiente inserido em que está Daniel e Diana e, é o empresarial, a rede HT Hotéis, que possui mais de 4.000 (quatro mil) funcionários.

O ambiente empresarial é voraz, e diante do conflito de Daniel e Diana, onde ambos trabalham no mesmo setor, sendo Diana, a tutora/supervisora; e, Daniel, o estagiário, cujo, o ultimo afirma sofrer assédio moral da sua tutora.

Neste mister, a sistêmica da constelação familiar sendo aplicada de aplicada de forma análoga no caso Daniel versus Diana, pode ser um plano de intervenção ideal para a resolução do conflito.

A sistêmica da constelação familiar foi desenvolvida pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, que consiste no resultado de anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, cujo teve o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.

Dessa forma, o embasamento para tal aplicação do ambiente familiar para as relações no ambiente de trabalho é que, o meio empresarial pode ser extremamente exigente, voraz e sedento por resultados lucrativos. Assim, é notório e de conhecimento público, que em muitos países com regime econômico capitalista e globalizado, que os seus colaboradores investem muito mais tempo no trabalho do que em casa e com seus próprios familiares.

Exemplificando o exposto acima, no Brasil a legislação trabalhista (CLT) rege via de regra que, o colaborador deverá cumprir uma jornada diária de 8 (oito) horas com a realização de intervalos, ao total na semana um funcionário pode realizar até 44 (quarenta e quatro) horas semanais. Ou seja, 8 (oito) horas significa 1/3 (um terço) do nosso dia. Em 2022 temos 254 (duzentos e cinquenta e quatro) dias úteis, e isso significa 2.032 (duas mil e trinta e duas) horas trabalhando.

Nesse sentido, o ambiente empresarial é a sistemática de relação de pessoas que se agrupam com um objetivo em comum, o lucro da empresa. Assim, apresenta-se os seguintes passos interventivos:

  1. Na primeira sessão entre Daniel e Diana, o(a) conciliador(a) ou mediador(a) irá aplicar um questionário breve onde ambos os funcionários da Hotéis HT, separadamente em salas distintas, descreveram os pontos positivos e negativos de trabalhar com o outro, bem como, falaram sobre si;
  2. Após respondido o questionário, uma dupla de estudantes de teatro, ambos interessados em colocar em pratica sua técnica de atuação, terão acesso as informações do questionário para montar seus personagens com base em Daniel e Diana, e em uma próxima sessão, os estudantes de teatro assumiram os comportamentos e ideais dos envolvidos no conflito para que, assim, ambos visualizem como expectadores a sua relação e problemática, visto que, tal intervenção  busca-se achar uma solução para a dificuldade ou preocupação que apresenta;
  3. A partir da observação da problemática por parte de Daniel e Diana, poderemos iniciar a escuta de ambas as partes para melhorar a relação e experiência profissional dos dois envolvidos.

Em suma, o presente plano interventivo exposto buscará construir proposta(s) elaborada(s) pelos próprios participantes, para que com isso, a taxa de sucesso de comprometimento, o reconhecimento da responsabilidade de cada um, e sua consequente resolução do conflito seja cumprido.

A atuação do sindicato é positiva. O objetivo de todos os envolvidos no conflito diretamente e indiretamente é de zelar pelo bem-estar, promoção e defesa de direitos dos funcionários.

Nesse sentido, é função do mediador(a) agir com imparcialidade, neutralidade, confidencialidade, profissionalismo, e principalmente, paciência.

Entendendo que, o sindicato tem por objetivo atingir equilíbrio na relação de emprego com o empregador, normalmente em posições desiguais e com interesses opostos, principalmente pelo fato do empregador ter várias filiais, a exemplo da HT Hotéis, que possui mais de 4.000 (quatro mil) funcionários, assim é de extrema importância um comando da estrutura econômica, financeira e administrativa, da empresa de forma isonômica e justa com todos os seus colaboradores.

O nicho empresarial de uma rede de hotéis possui uma demanda alta de clientes e com isso a prestação de serviço hoteleiro de qualidade, bem como, para que isso seja possível há uma pluralidade de funcionários altamente qualificados, ou seja, este é um ambiente de trabalho de extrema pressão, mas que se pode ter equilíbrio.

Dessa forma, é importante que o sindicato seja acolhido como terceiro interessado no acordo e mediação dos funcionários, Diana e Daniel, com intuito de alcançar um acordo que evite a judicialização do caso, e a morosidade de uma ação judicial.

Em suma, em muitos casos de contenda trabalhista, a mediação extrajudicial pode ser mais decisiva para resolver impasses e evitar dispêndio financeiro com negociações judiciais frustradas que, em alguns casos acabam se convertendo conciliação judicial.

Assim, exemplifica-se, o Código de Processo Civil de 2015 — CPC/2015, no artigo 334 que dispôs como forma alternativa para as partes do processo optarem pela audiência de conciliação e mediação, como uma das etapas preliminares do processo judicial, a qual, contudo, pode ser dispensada por vontade das partes.

Conforme o plano de intervenção mencionado na resposta 1., indiretamente intervém reduzindo a ansiedade e outros efeitos destrutivos construídos previamente ao diálogo.

ouvir as partes, Daniel e Diana, separadamente e em conjunto, é importante para se formar o núcleo destrutivo da relação de trabalho. Após identificado o núcleo do conflito, o engajamento é desconstruir e transformar tal conflito em um ponto de conexão para uma relação saudável e tolerante (Fischer, Ury e Patton, 1991).

Observou-se que, é Daniel que toma a iniciativa de falar sobre o conflito supostamente praticado por Diana, através de assédio moral. Assim, conforme, P. W. Black (2004), nota-se que o conhecimento difundido é de que a maioria dos conflitos se dá entre os grupos de identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com