TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO

Por:   •  21/5/2016  •  Resenha  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Prezado aluno,

Durante a correção dos trabalhos, eu notei que muitos alunos estão com as seguintes dúvidas:

  • Como fazer citação direta e indireta;
  • Onde inserir as referências ao longo do texto.

Portanto, para te ajudar, seguem abaixo vários exemplos a fim de esclarecer as dúvidas e, assim, você acertar essas regrinhas da ABNT que parecem chatas, mas que são de extrema importância em todo trabalho científico.

Primeiramente, é importante que você saiba alguns conceitos.

O que é citação direta?

citação direta é aquela que você transcreve literalmente as palavras do autor. É uma cópia literal das palavras do autor. Existem dois tipos de citação direta: curta (até 3 linhas) e longa (mais de 3 linhas).

A citação direta curta (até 3 linhas), pelo fato de ser curta, é inserida dentro do parágrafo e entre aspas. Veja o exemplo abaixo:

A organização internacional, nas palavras de Rezek “é produto exclusivo de uma elaboração jurídica resultante da vontade conjugada de certo número de Estados” (REZEK, 2011, p. 182).

O trecho que está entre aspas é a cópia literal das palavras escritas pelo Francisco Rezek no livro dele. As aspas servem para indicar que foi feita uma transcrição das palavras do autor.

Agora, veja um exemplo de citação direta longa (mais de 3 linhas), que, por ser grande, deve ser escrita fora do parágrafo.

Rezek explica que:

 

A última década do século XX foi marcada por expressivo número de admissões no quadro das Nações Unidas. Eram, de um lado, os últimos remanescentes coloniais que acederam à condição de Estados independentes, e, de outro, as soberanias resultantes de desmembramentos ocorridos na Europa (REZEK, 2011, p. 306).

Observe que, o trecho também é uma cópia literal das palavras do Francisco Rezek, pois estamos falando de citação direta, mas, por ter mais de 3 linhas, deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 10 e com um recuo de 4 cm à esquerda. Essas regras são muito importantes e devem ser respeitadas!

Obs: essas regras também valem para citação de artigo de lei.

Vamos falar agora sobre citação indireta.

O que é citação indireta?

citação indireta consiste em você parafrasear as palavras do autor, isto é, você irá escrever com as suas palavras o pensamento do autor, mas sem distorcê-lo, é lógico.

Veja o exemplo abaixo:

As organizações internacionais contemporâneas são produtos das relações bilaterais ou multilaterais entre os Estados, que passaram a enfrentar situações bastante complexas, por volta do início do século XIX, envolvendo interesses comuns, não mais apenas entre dois Estados, mas muitos outros (CRETELLA NETO, 2007, p. 18-19).

Observe que não são utilizadas aspas na citação indireta, pois você não está fazendo uma cópia das palavras do autor, mas sim escrevendo com as suas palavras as palavras do autor.

Agora, eu vou te explicar sobre a localização das referências ao longo do texto.

Existem dois lugares onde você pode inserir a referência da citação que você realizou: logo após o texto, o chamado sistema autor-data e no rodapé da página, conhecida como nota de rodapé. Esta deverá trazer um número sobrescrito que deverá ser repetido no rodapé da página.

Veja o exemplo de sistema autor-data.

O Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, caracteriza-se por ser um processo de integração dos países localizados no sul do Continente Americano, constituído a partir da celebração do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, no Paraguai. Os países que compõem o Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (MAZZUOLI, 2008, p. 587).

A referência no final do parágrafo indica que este foi escrito com base nas ideias trazidas na página 587 do livro do Valério Mazzuoli, o qual foi escrito no ano de 2008. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com