TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: NOÇÕES DE PSICOLOGIA JURÍDICA

Por:   •  16/4/2019  •  Seminário  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: NOÇÕES DE PSICOLOGIA JURÍDICA

PROFESSOR: RICARDO GENELHÚ. Pós-Doutor em Política Criminal pela Universität Hamburg (Alemanha) (2017), Pós-Doutor em Criminologia pela Universität Hamburg (Alemanha) (2016), Doutor em Direito Penal pela (UERJ) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Direito Penal pela (UERJ) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Graduado em Direito (1999), e Graduado em Economia (1994). Autor dos livros Terrorismo policial: empilhando corpos, enxugando sangue (no prelo) (2019), No Prison (em coautoria com autores europeus) (2018), Manifesto para abolir as prisões (em coautoria com Sebastian Scheerer) (2017), Do discurso da impunidade à impunização: o sistema penal do capitalismo brasileiro e a destruição da democracia (2015), O médico e o direito penal: introdução histórico-criminológica (2012), e Tributo a Louk Hulsman (em coautoria com autores brasileiros e estrangeiros) (2012). Advogado.

EMENTA: 1. A PSICOLOGIA E OS SERES HUMANOS. 1.1 DETERMINISMO E LIVRE-ARBITRARIEDADE. 1.2 NORMAIS E ANORMAIS (TÍPICOS E ATÍPICOS MENTAIS). 1.3 O ROTULACIONISMO. ETIQUETADORES E ETIQUETADOS. 2. A PSICOLOGIA, A MÍDIA E AS MASSAS. 3. A PSICOLOGIA E O JUDICIÁRIO. 3.1 A PSICOLOGIA E O PROCESSO PENAL. 3.2 A PSICOLOGIA, O DIREITO PENAL E A CRIMINOLOGIA. 3.3 A PSICOLOGIA E O DIREITO DE FAMÍLIA. 3.4 A PSICOLOGIA E O DIREITO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. 3.4 A PSICOLOGIA E O DIREITO DO CONSUMIDOR. 4. PROJETO INTEGRADOR: Criticar a discussão e a intenção legislativa do retorno dos manicômios, enfatizando a análise interdisciplinar entre Direito e Psicologia. 5. ATIVIDADES PRÁTICAS: Debates.

OBJETIVOS GERAIS: Oferecer uma visão crítica e geral da Psicologia Jurídica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Propiciar ao discente uma visão crítica e geral da Psicologia Jurídica. Preparar o alunado para que ele perceba as interações ente a Psicologia e o Direito.

INSTITUTOS: 1. A PSICOLOGIA E OS SERES HUMANOS. 1.1 DETERMINISMO E LIVRE-ARBITRARIEDADE. 1.2 NORMAIS E ANORMAIS (TÍPICOS E ATÍPICOS MENTAIS). 1.3 O ROTULACIONISMO. ETIQUETADORES E ETIQUETADOS. 2. A PSICOLOGIA, A MÍDIA E AS MASSAS. 3. A PSICOLOGIA E O JUDICIÁRIO. 3.1 A PSICOLOGIA E O PROCESSO PENAL. 3.2 A PSICOLOGIA, O DIREITO PENAL E A CRIMINOLOGIA. 3.3 A PSICOLOGIA E O DIREITO DE FAMÍLIA. 3.4 A PSICOLOGIA E O DIREITO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES. 3.4 A PSICOLOGIA E O DIREITO DO CONSUMIDOR. 4. PROJETO INTEGRADOR: Criticar a discussão e a intenção legislativa do retorno dos manicômios, enfatizando a análise interdisciplinar entre Direito e Psicologia. 5. ATIVIDADES PRÁTICAS: Debates.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Baseada em livros e trechos de livros, artigos, vídeos e filmes.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Baseada em livros e trechos de livros, artigos, vídeos e filmes.

Obs.: informações adicionais em anexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (457.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com