TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Dolo Eventual e Culpa Consciente

Por:   •  21/2/2019  •  Dissertação  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

Diferença Entre Dolo Eventual e Culpa Consciente

Visto que desde sempre, o Direito sempre requereu combater as ilegalidades sofridas em decorrência das ações humanas por meio dos delitos ocorridos na direção de veículos automotores. Na medida em que o número de proprietários de veículos automotores aumenta, o número de delitos no transito segue a uma crescente injustificada, diante dos vários meios de ações de conscientização aos condutores.

Diante do contexto em desfavor aos condutores de veículos automotores, faz-se necessário um melhor entendimento em relação ao transito.

Ariosvaldo de Campos e Sheila Jorge Selim (1998, p. 22), neste mesmo sentido posicionam os crimes de trânsitos da seguinte forma:

[...] crimes de trânsito são os fatos praticados por condutores de veículos automotores nas vias abertas a circulação de pessoas e veículos que provoquem dano real ou potencial à vida e a integridade física do ser humano, à segurança do transito e administração da justiça na persecução se seus autores, para os quais o Código de Trânsito Brasileiro comina sanções penais.

Tendo em vista o grande fluxo de veículos nos grandes centros urbanos, maior será o perigo de causa de delitos no transito, seja ela eventualmente de dano a vida e a integridade física. Motivos que será necessário o uso do ordenamento jurídico para impor sanções de medidas que possa garantir a ordem e a segurança no transito.

Diante da existência de leis que punir os condutores de infrações penais no trânsito, por motivo este não obsta que os pedestres façam a sua parte para evitar os crimes no transito, pois muitas vezes o pedestre acha que pelo fato da lei punir o condutor, ele não tem obrigado no trânsito, pelo contrario, terá a obrigação moral de evitar tais delitos a cerca.

Acerca da aplicabilidade jurisprudencial do tribunal de justiça do estado do Tocantins existe um conflito com o Código Penal brasileiro, pois se destaca a divergência na aplicabilidade. Assim pode verificar-se na emenda do julgado abaixo sobre a classificação do crime de trânsito sobre efeito de álcool.

Destaca-se que o Tribunal de Justiça do Tocantins tem aplicado a seguinte tese uma quando classificação do crime sobre efeitos de álcool, em que a


RECURSO EM SENTIDO ESTRITO – PENAL E PROCESSO PENAL – DIRIDIR VEICULO SOB EFEITO DE ALCOOL – HOMÍCIDIO CULPOSO E LESÃO CORPORAL – DESCLASSIFICAÇÃO PARA O DELITO DE TRANSITO ART. 302 DO CTN – POSSOBILIDADE – AUSENCIA DE DOLO EVENTUAL – IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA – AUSENCIA DE DEMOSRATAÇÃO DE ELEMENTO VOLITIVO – CIRCUSTANCIAS QUE EVIDENCIAM A OCORRENCIA DE CULPA CONSCIENTE – PRECEDENTES – FATORES DETERMINANTES DO ACIDENTE – RECIPROCIDADE – RECURSO PROVIDO PARADETERMINAR A REMESSA DOS AUTOS AO JUIZO SINGULAR (INTELIGÊNCIA DO ART. 419 CPP) 1. Não é possível a conclusão automática de que a embriaguez do agente, por si configura o dolo eventual. Precedente do STJ citado. 2. Na hipótese, verificado que a agente não pretendia produzir o resultado, há que se fazer a devida distinção entre culpa consciente e dolo eventual, já que a doutrina nos ensina que na culpa consciente o agente não quer o resultado nem assume, deliberadamente, o risco de produzi-lo.

Assim, percebe-se que a aplicação do dolo eventual pelo Tribunal de Justiça do Tocantins é distinta do que a lei preceitua, uma vez que para a lei determina que o agente que dirige sobre efeito de álcool deverá ser julgado sobre o efeito dolo eventual, tendo em vista que o mesmo tem a consciência que ao ingerir álcool e se apossar da direção de um veículo poderá perder capacidade mental e psicológica e terminar causando um acidente, embora para a lei caracterize dolo, para a jurisprudência e alguns doutrinadores, o agente nesta situação ainda pode ter consciência sobre suas ações, sendo que acredita evitar eventuais acidentes.

Neste sentido a respeito o dolo eventual KREBS (2006, p. 92) traz o seguinte posicionamento:

É obvio que a simples previsão do resultado não é suficiente para a caracterização do dolo eventual. [...] Assim, podemos concluir que eventual é mais do que uma previsão e menos do que um querer. É, na verdade, a hipótese em que o agente, embora não deseje o resultado, acaba por aceitá-lo.

Entende-se que a aplicação desses elementos sofre variações, pois se consta que as opiniões se diferem na hora de aplicar em casos concretos, pois embora a lei seja fiel a sua aplicação, verifica-se que a jurisprudência e doutrina trazem posicionamentos idênticos como também divergente, sendo que ambos os elementos subjetivos tem como aspecto principal a “previsão” para a sua caracterização, ou seja, diante de contexto assim, existe uma grande dificuldade na pratica para identificar se o agente praticou crime em que vai ser enquadrado sobre o dolo eventual ou culpa consciente.

Dirigir sobre o efeito de bebida alcoólica é um dos fatos mais comum à aplicação do dolo eventual, uma que GRECO (2008, P.208) faz a seguinte crítica ao mencionar “não se pode partir do princípio de que todos aqueles que dirigem embriagados e com velocidade excessiva não se importam em causar a morte de outras pessoas”. Analisa-se que mesmo o agente sobre o efeito de álcool pode tem consciência quanto a sua conduta na direção, desta forma podendo o agente ser julgado não pelo dolo eventual e sim pela culpa consciente uma vez que o agente não quis causar o resultado.

No que tange o dolo eventual nos crimes de trânsitos NUCCI (2010, p. 206) traz o seguinte posicionamento:

Tem sido posição adotada, atualmente, na jurisprudência pátria considera a atuação do agente em determinados delitos cometidos no transito na mais como culpa consciente, e sim como dolo eventual. Inúmeras campanhas realizadas, demonstrando o risco da direção perigosa e manifestamente ousada, são suficientes para esclarecer os motoristas da vedação legal de certas condutas, tais como o racha, a direção em alta velocidade sob embriaguez, entre outras se apesar disso, continua o condutor do veiculo a agir dessa forma nitidamente arriscada, estará demonstrando seu desapego à incolumidade alheia, podendo responder por delito doloso.

Verifica-se que neste causo Nucci, já contraria Greco ao cita que dirigir sob embriaguez caracteriza dolo, pois devido inúmeras campanhas de conscientização o agente continua a dirigir, ou seja, o agente tem a consciência que ao ingerir bebida alcoólica ele está consciente que poderá causar um crime, que seu sentido ficará alterado e poderá causar um homicídio, uma lesão corporal, etc.  

Já na seguinte jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins em que a autora do delito dirigia sobre influência de álcool em via pública assumindo riscos respondeu na forma do dolo eventual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com