TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dolo eventual ou culpa consciente nos crimes de trânsito

Por:   •  29/8/2017  •  Monografia  •  5.967 Palavras (24 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 24

Introdução

No presente capítulo abordarei sobre as características e espécies do Dolo. O crime é um fato típico e ilícito e para alguns culpavél, a condutado agente  está dentro do fato típico e o dolo e a culpa são elementos desta conduta.

Essa visão ampla do fato típico, ilícito e culpável e a inserção do dolo e da culpa  são relevantes para entendermos que se eliminar o dolo e a culpa não haverá fato típico, ou seja, não haverá o crime.

Dentro do dolo existe a divisão que é Dolo direto e eventual, sendo o dolo direto aquela conduta dividida com um fim especifico, ou seja, o agente deseja alcançar aquele resultado (tem a percepção intelectual e volitiva) depois dirige-se sua vontade para alcançar o resultado, já no dolo eventual o agente  embora não deseje diretamente o resultado, é indiferente em relação ao ato.

Culpa é a realização de uma conduta sem intenção de alcançar aquele resultado, o agente não deseja que aquele resultado aconteça, mesmo que a conduta seja voluntária. Dentro da culpa tem a negligência, imprudência e imperícia aos quais são seus elementos.

Homicídio de trânsito esta previsto no artigo 302 do CTB, lei 9503/97 ,“matar  culposamente na condução de veículo automotor”, responde por homicídio de trânsito com pena culminada de detenção de 2 a 4 anos. Pode-se dizer que o homicídio de trânsito não é crime contra a vida, mas sim, crime de trânsito e é culposo e não doloso, a questão é? A pessoa que ingere bebida alcoólica e dirige, não sendo somente embriaguez, mas também substâncias psicoativas e assim envolvendo-se em acidente de trânsito.  No artigo 302, §2º do CTB a pena passa a ser de reclusão, sendo detenção na modalidade classificada.

Características do dolo

O dolo é o querer consciente, deseja o resultado e assume o risco de produzi-lo.  É a conduta voluntária e intencional de alguém que, praticando uma ação objetiva, a um resultado ilícito causa dano a outrem, o dano tem que abranger o fato típico e ilícito. Para que seja constatado o dolo no crime  ,tem que haver  todos os elementos objetivos, ele  tem que estar existente na ocasião  da ação e o ato tem que influenciar o resultado.

a) abrangência: o dolo deve envolver todos os elementos do tipo, aquilo MEZGER chama de “ valoração paralela na esfera do leigo, b) na atualidade: o dolo deve estar presente no momento da ação, não existindo subseqüente, nem dolo anterior, possibilidade de influenciar o resultado: é indispensável que a vontade do agente seja capaz de produzir o evento típico. Na lição de Welzel, “ a vontade impotente não é um dolo relevante de um ponto jurídico penal” ( derecho Penal alemán, p 221, 222). E ainda: “ a vontade de realização do tipo objetivo pressupõe a possibilidade de influir no curso causal, pois tudo que estiver  fora da possibilidade de influencia concreta do agente pode ser desejada ou esperada mas não significa querer realizá-lo. “Somente pode ser objeto da norma jurídica algo que o agente possa realizar ou omitir”. ( Cezar Roberto Bitencourt, Erro de tipo e Erro de proibição, p. 27). (NUCCI, 2012). p 210.

Espécies de dolo

Dolo de dano e perigo

Dolo de dano é a regra, todo crime que esta no código penal ele é a regra ser doloso, então não é necessário falar em matar alguém com dolo porque matar alguém, subrair coisa alheia é doloso, é preciso ter a vontade de cometer o crime. O homicídio é um crime doloso ( matar alguém) e sua previsão esta no artigo 121§ 3º do código penal  brasileiro do crime culposo, então expressamente em lei tem –se a configuração do crime culposo para o homicídio. Então se alguém comete um homicídio por imprudência, negligencia ou imperícia, responde aquele crime a titulo de culpa, mas normalmente a regra que o crime é doloso. Ou seja, o dano culposo só tem importância e relevância no código civil apenas o dano doloso que é a regra ,então o crime de dano vai ser respondido com o titulo de dolo, todo crime começa sendo doloso se não tiver expresso em lei. O dolo é a soma de duas coisas, a soma da vontade e da consciência do agente dirigidas a realizar a conduta prevista no tipo penal. No caso do art. 121 do CP (homicídio) é necessária ter a vontade de cometer esse homicídio e a consciência de estar matando alguém somado essa duas coisas, tem-se o dolo. À vontade também, chamada de momento volitivo do crime, volitivo é a vontade do agente ,é a decisão de querer realizar a conduta. Assim o dolo de perigo ocorre nos seguintes exemplos: Artigo 132 e 133 do Código Penal.

“Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente

 Art. 133 - Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono”(BRASIL, 1940) .

Dolo de perigo  se diferencia do dolo de dano,pois o dano é a vontade consciente de praticar uma conduta a um bem jurídico tutelado e o  Dolo de perigo é avontade de expor o bem jurídico tutelado a perigo de lesão.

Verifica-se o dolo de dano quando o agente quer ou assume o risco da lesão de um bem ou interesse juridicamente protegido. Esse dolo é exigido para os crimes de dano, que são aqueles cuja consumação depende da efetiva lesão do bem jurídico. Já o dolo de perigo ocorre quando o agente quer ou assume o risco de expor a perigo bens ou interesses juridicamente protegidos. Note-se que o agente não quer nem assume  o risco de produzir a lesão efetiva do bem jurídico. O dolo de perigo, tal como o dolo de dano, pode ser direto e eventual. Nos crimes formais o agente com atua com dolo de dano, isto é, como vontade de lesar o bem jurídico. Nos crimes de perigo, atua como dolo de perigo, isto é, não quer nem assume o risco de lesar o bem jurídico. O dolo de perigo também se distingue da culpa inconsciente não há previsão do resultado; no dolo de perigo e a culpa consciente, já que ambos o agente prevê o resultado danoso. Todavia, na culpa consciente nem o perigo é desejado pelo agente, que sinceramente acredita que nenhum dano ou perigo sobreviverá. No dolo de perigo, há vontade de expor o bem jurídico à probabilidade do dano. Cumpre, contudo, observar que a superveniência do resultado lesivo pode transmudar o crime doloso de perigo em crime culposo de dano. Se, por exemplo, a equilibrista que, a pedido do dono do circo exibe-se sem a rede de proteção, vem a morrer devido a uma queda,  haverá delito de homicídio culposo. Se, no entanto, termina o espetáculo incólume, sem sofrer qualquer tipo de queda, haverá o delito de  periclitação da vida. (CP ART. 132). (BARROS, 2011) p. 253, 254

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (243.7 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com