TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre método, metodologia, técnicas, doutrina e teoria

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  18.788 Visualizações

Página 1 de 2

Diferença entre método, metodologia, técnicas, doutrina e teoria

Antes de se estudar os tipos de métodos aplicados à ciência, é necessário que se conheça a diferença entre os termos: método, metodologia, técnicas, doutrina e teoria:

  1. O método é a ordem que deve ser colocada nos diferentes processos para atingir um fim ou um resultado desejado. Na ciência, o método é entendido como o conjunto de processos que devem ser empregados pelo espírito humano na investigação  e demonstração da verdade. É constituido de uma série de passos geralmente esquematizados para se atingir um determinado fim científico. Os métodos, dentro das Ciências Sociais, subdivide-se em: método de abordagem, de procedimento e de investigação.
  2. Metodologia é o estudo dos métodos, a fim de analisar suas características, sua eficácia ou limitações e criticar os pressupostos ou as suas implicações em seu uso. É também um condicionamento que se dá à pesquisa ou um conjunto de regras para o ensino da ciência e da arte.
  3. Procedimento é o modo de agir, um conjunto sequencial de ações ou instruções que permite realizar um trabalho de forma correta e se atingir uma meta.
  4. Técnica é o procedimento, melhor, o conjunto de procedimentos que tem como fim chegar a um resultado, tendo como fator importante a criatividade.
  5. Doutrina é o conjunto de princípiosque servem de base para um sistema, seja ele religioso, político, econômico, pedagógico ou jurídico.
  1. Quando aplicada no campo jurídico, a Doutrina é denominada Direito Científico, o qual concerne nos estudos realizados pelos juristas com o objetivo de entender e explicar os temas relacionados a esta ciência. Há uma busca pela explicação e a correta interpretação dos intuitos e das normas, para que se tenha uma real compreenção do mundo jurídico.
  1. Teoria é o conhecimento de especulações de modo racional. Pode também ser conceituado como uma forma de pensar e entender um fenômeno através da observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com