TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Ambiental Analisando Filme Erin Brockovich

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  4.982 Visualizações

Página 1 de 3

Analisando Filme Erin Brockovich uma mulher de talento, podemos elucidar como os princípios e os conceitos ambientais são violados explicitamente.

O filme trata de uma mulher (Erin Brockovich) sem qualquer conhecimento jurídico se vê em meio a um determinado assunto entre uma grande empresa PG& e a comunidade que reside naquela região. Essa mesma empresa, PG&, durante um longo tempo deixou que vazasse uma substancia toxica, contaminando as aguas subterrâneas que automaticamente era consumida pela população ao redor. Essa substancia chamada cromo-6 ou cromo –hexa valente, é utilizada pela empresa como inibidor de ferrugem, onde usam um motor de pistão para comprimir o gás, nisso o motor ficando quente precisa passar água onde está cromo-6 para evitar a corrosão. Essa mesma água, era mantida em tanques artificias que por sua vez não tinha nenhum forro protegendo, ou bloqueando a passagem dessa mesma água, que acabou contaminando   os lençóis freáticos

Com base nessa situação, vimos alguns dos princípios ambientais sendo visivelmente violados, podendo citar o princípio da precaução ou cautela, Principio da Prevenção, Principio do poluidor, a lei 6938/81 artigos 3° incisos do I ao V, artigo 23 incisos VI e artigo 225 da constituição federal.

Lei 6938/81 artigos 3°:

I –Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas suas formas

II- Degradação da qualidade ambiental, alteração adversa das características do meio ambiente.

III- poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades direta e indiretamente:

A) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar;

b) criem condições adversas as atividades sociais e econômicas,

c) afetem desfavoravelmente a biota

d) afetem condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

e) lancem matérias ou energias em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

VI- Poluidor, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

V- Recursos ambientais, a atmosfera, aguas interiores, superficiais e subterrânea, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo e os elementos da biosfera.

Artigo 23_VI: proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.

               Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações

.CITAÇAO

       

           O princípio da precaução visa a falta de conhecimento do risco que a substancia do cromo 6 utilizada pela empresa PG& oferecia a população, que está a mercê dessa substancia durante no mínimo 14 anos. Já no princípio da prevenção, a empresa falhou em não fazer um estudo técnico com pessoas capacitadas, para avaliar um risco futuro dessa substancia no meio ambiente e na população. Entretanto, o princípio do poluidor visa que pessoa física ou pessoa jurídica, no caso a empresa citada, que causou degradação ao meio ambiente possa responder pelos seus atos judicialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (295.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com