TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 9

1-Que é direito penal? Quais são os seus pilares?

O direito regula o convívio social, assegurando as condições de existência, desenvolvimento e paz. A sociedade e o Direito se pressupõe mutuamente. Precisa-se de estabilidade e harmonia nas relações sociais. Direito é para assegurar o bem Jurídico. É o setor ou a parcela do ordenamento jurídico público interno que estabelece os delitos. Direito penal não são apenas as sanções e delitos, mas como se aplica, servi para reprimir.

2-Explique três características do direito penal

  1. Tem finalidade preventiva;
  2. Caráter finalista: visa a proteção dos bens jurídicos fundamentais;
  3. É sancionador, pois protege a norma jurídica;
  4. É valorativo, pois valoriza suas próprias normas;

3-Qual a diferença do direito penal objetivo e subjetivo?

Objetivo: é o conjunto de normas editados pelo estado. Define os delitos e sanções. Conjunto de normas que definem que corresponde, orienta e aplicação. (normativo criadora de delitos e de sanções. Aplicabilidade.)

Subjetivo: é a possibilidade que tem o Estado de criar e fazer cumprir sua normas, executando as decisões condenatorias proferidas pelo poder judiciario. Direito de PUNIR do Estado.

4-Qual a missão do direito penal? Qual a função maior do direito penal? Qual o instrumento de poder mais rigoroso da coerção estatal é utilizado pelo direito penal?

A missão do Direito Penal é ser um instrumento de controle social formalizado por meio de suas estratégias e sanções. A função é a proteção subsidiaria dos bens jurídicos. Essa tutela é realizada pela criminalização e penalização de fatos humanos voluntários, por meio de normas de legislação penal. Ou seja, o fim da norma é prevenir a ofensa do bem jurídico, sendo o instrumento de poder mais rigoroso da coerção estatal a privação da liberdade por meio do Direito Penal.

5- A que ramo do direito pertence o direito penal?

Direito público.

6-Qual o objeto de estudo do direito penal?

Norma penal

7- Que é norma penal? Por que se diz que a norma penal é imperativa? Em que consiste o caráter de generalidade e abstração da norma penal? Como se divide\organiza o código penal?

Normas penais são regras de criação, aplicação ou extinção de condutas criminosas e regras proibitivas ou mandamentos. É imperativa por ser imposta a todos independentemente de sua vontade. Generalidade: a norma penal se dirige a todos em igual situação. Abstratividade: decorre de um denominador comum para o maior número possível de casos. É impessoal, sendo elaborada para punir acontecimentos futuros e não para punir pessoa determinada.

DP divide-se em duas partes: Parte geral: contém as normas não incriminadoras, cujas regras são de criação, aplicação, limitação e extensão dos crimes e penas. Parte especial: formada por normas incriminadoras, cujas regras estabelecem as espécies de crimes e as penas correspondentes

8- Que se entende por normas penais incriminadoras? Qual é a sua estrutura?

Normas em sentido estrito ou completas. Definem as infrações penais proibindo a prática de condutas ou impondo a prática de condutas. A norma incriminadora compõe-se de dois preceitos O preceito primário descreve com objetividade, clareza e precisão, a infração penal. Já o preceito secundário representa a cominação abstrata e individualizada da respectiva sanção penal.

9-O que se entende por norma não incriminadora?

São subdivididas em permissivas, explicativas e complementares

  1. Tornar licitas determinadas condutas;
  2. Afastar a culpabilidade do agente;
  3. Esclarecer determinados conceitos;
  4. Fornecer princípios gerais para a aplicação da lei penal;

10- Por que se diz que a norma penal é imperativa?

É imperativa por ser imposta a todos independente de sua vontade.

11- Qual é a fonte formal do direito penal? Qual o poder competente para criar a lei penal?

A fonte de conhecimento é a lei federal, código penal, sendo a fonte de produção o legislativo (congresso nacional, o senado federal e a câmara dos deputados federais.)

12- Que se entende por princípio da reserva legal? O que acarretaria a supressão deste princípio? É possível aplicar a lei penal no período de vacatio legis? Por que o princípio da taxatividade tem função garantista? Por que a analogia não pode ser fonte origem do direito penal?

Reserva legal: Nem um fato é considerado crime se não e previsto em lei anterior. E nenhuma pena pode ser aplicada se não houver sanção pré-existente e correspondente ao fato. Vocatio legis e o período que o legislador dá para “acostumar” com uma lei. Para o indivíduo responder por um crime, a lei, ela tem que ser publica, na vigência e em vigor. Porque o princípio da taxatividade limita o magistrado na aplicação da lei penal evitando o abuso judicial. Deve-se observar que não existe analogia de norma penal incriminadora – in malem partem. Utiliza-se analogia apenas para beneficiar o acusado – in bonam partem.

13- Explique a retroatividade benéfica. Explique a ultra atividade da lei penal. O que é abolitio criminis? Quais as suas formas? Quais os seus efeitos?

A lei só pode retroagir se for para beneficiar o acusado. Pode ocorrer, ainda, a ultra-atividade da lei mais benéfica, a lei posterior revoga a anterior quando ela é mais branda. Abolição de um crime “deixa de ser crime”. Lei nova discriminadora. A lei pode retroagir para beneficiar o acusado até mesmo se o caso já foi julgado.

Retroatividade Benéfica: Art. 2º Código Penal: “ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela (da lei posterior) a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. “A lei só retroagirá, salvo para beneficiar o réu. Se a lei nova, posterior ao fato, beneficiar concretamente o autor do crime, pode ser aplicada retroativamente na faze policial ou processual ou penitenciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com