TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Penal

Por:   •  29/6/2015  •  Dissertação  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

 O tema o qual abordarei é quanto a pessoa jurídica dos partidos políticos, tendo em vista o seu funcionamento e a sua autonomia partidária no processo democrático brasileiro. Bom, para que haja a existência da pessoa jurídica, é necessário se referir ao art 45 do CC, onde diz que “começa a existencia legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, é nesse momento que se da o processo de formulação. A personalidade jurídica dos partidos políticos adquire-se com fundamento neste artigo, sendo verídica em forma de lei havendo cadastro ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal.  Consequentemente a personalidade jurídica deve basear-se no artigo 46, I, do CC mostra que o registro deverá declarar “a denominação, os fins, sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver.

 A Lei 9.096/95 é a qual rege os partidos políticos, mais especificamente os art 14 e 17 da CF. Assim a lei 9.096/95 traça, em seu artigo 1º, as funções dos partidos políticos no que segue: “O partido político, pessoa jurídica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal”[1].  Isso nos mostra que nosso ordenamento jurídico não concebe a criação de uma agremiação partidária cuja ideologia política defenda, por exemplo, a instituição de um regime baseado no autoritarismo ou na autocracia, já que seria incompatível com a finalidade de assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo. até o ano de 1985 vivíamos em uma Ditadura Militar, onde não havia poder de voz e nem direitos garantidos à população.

Atualmente, esse modo de governança foi substituído pela Democracia, que é o modo de exercem seu poder de voto garantido por lei, elegendo representantes para atuar no parlamento. Entretanto, isso não é considerado um motivo suficiente perante a Justiça Eleitoral, que exige um córon segundo o site do STJ: QUE DIZ  [...] deve haver obtenção do apoiamento mínimo que deve ser realizado por meio da coleta de assinaturas dos eleitores em listas ou formulários organizados pelo partido para cada zona eleitoral. O número total das assinaturas deve corresponder a, pelo menos, 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos, distribuídos por 1/3, ou mais, dos estados, com um mínimo de 0,1% do eleitorado que votou em cada um deles.

Atualmente no Brasil, os três maiores partidos políticos são: PT, PMDB e o– PSDB .Eles são muito importantes para a manutenção do poder, fazendo assim com que um exija do outros resultados que venham a melhorar o nosso país, atendendo a demanda da população.

 Ementa: LEI ORGÂNICA DOS PARTIDOS POLÍTICOS. PROIBIÇÃO, PELO ARTIGO 12 DA LEI 5682/71, DA EXISTÊNCIA DE ENTIDADES COM FINS POLÍTICOS OU ELEITORAIS, OUTRAS QUE NÃO OS PARTIDOS POLÍTICOS. A FINALIDADE POLÍTICA, NO SENTIDO VISUALIZADO PELA LEI 5682, VINCULA-SE À CONQUISTA DO PODER E A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GOVERNO COM DEFINIÇÕES E OPÇÕES POLÍTICAS. É LÍCITA À ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS PUNIDAS COM FUNDAMENTO EM ATOS DE EXECEÇÃO, VISANDO FUNDAMENTALMENTE OBTER PARA SEUS INTEGRANTES AMPLA ANISTIA. E OUTRO ASSIM LÍCITO INCLUIR NOS ESTATUTOS, COMO OBJETIVOS SOCIAIS, A DEFESA DOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS E A LUTA, SEMPRE PELOS MEIOS LEGAIS EXISTENTES, EM PROL AO RESTABELECIMENTO PLENO DO ESTADO DE DIREITO. SÃO OBJETIVOS GENÉRICOS, INCONFUNDÍVEIS COM OS DOS PARTIDOS POLÍTICOS. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA, QUE AUTORIZOU O REGISTRO DOS ESTATUTOS DA AGREMIAÇÃO. (Apelação Cível Nº 34848, Primeira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Athos Gusmão Carneiro, Julgado em 23/12/1980)[2].Observando-se a exclusão de entidades, destinadas a fins políticos como ressalta o Código Civil de 2002, a fim de que, não haja adaptação de suas regras. A partir dessa jurisprudência, enfatiza-se nos dias atuais, a Lei Orgânica dos Partidos Políticos os programas e os estatutos são os principais elementos diferenciadores entre os partidos. [...] Com isso, pode-se com rigor afirmar que o programa e o estatuto de um partido devem significar a garantia do eleitor. São um verdadeiro pacto de intenções, comportamento, ações e diretrizes dos partidos políticos e, consequentemente, de seus candidatos[3]. Ao decorrer, é nesse momento a importância do cidadão filiar-se a um partido político, pois é também uma forma de exercer a cidadania, entretanto, é importante que o eleitor conheça detalhadamente o programa e o estatuto do partido ao qual deseja se filiar para ter certeza de que estão de acordo com suas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com