TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito e Tecnologia

Por:   •  26/3/2017  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução tecnológica tem contribuído demasiadamente nas mais variadas atividades e campos sociais, deste modo, torna o desenvolvimento humano mais rápido e fácil.  O Direito entra em cena utilizando ferramentas que proporcionam uma significativa melhoria na prestação dos serviços jurídicos.

Vale lembrar que houve um tempo em que tudo era manuscrito, ou seja, feito pelas próprias mãos dos juristas, fato esse que acabava causando uma demora no trâmite processual. Com a chegada das tecnologias é inegável dizer que houve um grande avanço no âmbito jurídico, uma vez que hoje tudo está informatizado e isso acaba trazendo muitas facilidades para os mecanismos jurídicos.

Com a grande burocracia presente nos processos o descrédito da sociedade para com o Judiciário é uma realidade. Diante disso, vê-se que essa informatização dos processos judiciais é uma esperança para que o sistema jurídico tenha mais credibilidade, uma vez que podemos destacar diversos benefícios que esta pode trazer para a facilitação do andamento dos processos, como a eficiência, a segurança, a acessibilidade dentre outros.

Nesse sentido, foi que surgiu o PROJUDI (Processo Judicial Digital) que é um mecanismo de informatização processual presente no meio eletrônico.  Criado com o intuito de trazer celeridade, facilidade e segurança o PROJUDI vem sendo instalado de forma gradativa em todo o Brasil. Esse sistema tem trazido além da celeridade, menores custos para a população.

        No que se refere a essa informatização, observa-se benefícios não só no sistema jurídico, mas também no fator ambiental, haja vista que é utilizado menos papel para sua execução, poupando assim o meio ambiente. Ademais, as comarcas que utilizam o PROJUDI estão menos congestionadas com pilhas de papéis.

        Segundo De Sá (2014),

“Ainda quanto à celeridade processual, vale dizer que com o sistema PROJUDI, a transparência processual é facilmente observada, podendo as partes, advogados, juízes, terceiros ou testemunhas ter acesso às informações de forma rápida e confiável. Assim, desde o momento em que se cadastra as partes, os advogados, os usuários das unidades judiciais e quaisquer dos envolvidos, poderão através da internet, ter acesso ao processo com agilidade.”

Diante disso, observamos as inúmeras facilidades que tal sistema pode proporcionar para o Poder Judiciário e a todos os brasileiro. Todos que constituem o Judiciário são beneficiados pelo PROJUDI, tendo em vista que esses profissionais através desse mecanismo, podem acessar a todas as informações de um determinado processo de maneira bem mais rápida e facilitada.

        

        

                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com