TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Fundamentais

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI CAMPUS DE ERECHIM

DIREITOS FUNDAMENTAIS

ERECHIM

2013


O QUE SÃO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Direitos fundamentais é a gama de direitos que é atribuída a todos os cidadãos em comum, de qualquer sociedade, e que tem por finalidade garantir as condições mínimas que cada ser humano necessita para levar sua vida de um modo pleno. Consistem então em instrumentos de proteção do individuo frente à atuação do Estado. A funcionalidade desses direitos atua, portanto, nos ramos de poderes, imunidades, liberdades, competências, pretensões, interesses, etc. Esses Direitos possuem por objetivo possibilitar o convívio social e concretizar a dignidade da pessoa humana.

QUAIS SÃO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Os Direitos Fundamentais estão subdivididos em cinco capítulos:

  • Direitos individuais: Igualdade, dignidade, segurança, liberdade, etc.
  • Direitos sociais: Referem-se à saúde, educação, trabalho, previdência social, etc.
  • Direitos de nacionalidade: Tem por finalidade fazer com que o individuo se torne parte do povo, fazendo-o exigir sua proteção e também submeter-se aos deveres do Estado.
  • Direitos políticos: Tem por finalidade fazer com que o individuo exerça sua cidadania, como por exemplo, participando de forma ativa de negócios políticos do Estado.
  •  Direitos relacionados à existência, organização e a participação em partidos políticos: Garante a liberdade dos partidos políticos, que agem como instrumentos da preservação do Estado.

Onde estes direitos se encontram expressos

        A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Titulo II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em 5 capítulos.

Qual a importância desses direitos para a sociedade

Essa gama de direitos é extremamente importante para a sociedade pois ela trata de direitos que correspondem às necessidades essenciais da população. Pode-se dizer que essa importância surge através de objetivos de efetivação da totalidade dos Direitos Humanos.

        São fundamentais porque sem eles o homem não é capaz de existir, de se desenvolver e participar plenamente da vida; e são universais, porque são exigíveis de qualquer autoridade política, em qualquer lugar. Eles representam as condições mínimas necessárias para uma vida digna.


INTRODUÇÃO

        Desde os primórdios da humanidade, a população já buscava igualdade nos diversos setores da sociedade. Essa busca árdua resultou no primeiro código de leis que se tem conhecimento, o Código de Hamurabi. Hoje, a “parte” do Direito Publico que mais defende a tão buscada igualdade social são os Direitos e Garantias Fundamentais, que foram em parte, inspirados no Código de Hamurabi, e que garantem aos cidadãos os direitos básicos para uma convivência plena na sociedade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com