TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Fundamentais

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

2. Sobre a Interpretação Constitucional

Diz-se que a Constituição é a legitimação da vontade política de um povo. A grande questão é quem é esse povo?

Ao estudar a história é possível observar que em todos os seus períodos houve uma classe dominante, ou seja, a classe que possuía mais poder dominava a que menos possuía. Segundo o artigo, as Constituições, no decorrer da história veem sendo criadas por uma classe em função dela mesma, sendo assim não seria possível afirmar que o detentor do poder seja o povo de um modo geral, principalmente ao constatar que a massa da população nem se quer compreende o que a Constituição diz.

Nesse sentido o povo detém o poder até o ponto em que o entrega ao Estado, sendo assim, o poder do povo é apenas simbólico, não existindo na prática por não ser o povo que exerce esse poder.

Um ponto de vista interessante do artigo é quando ele trata do simulacro, dizendo: “Há, portanto, um simulacro de um simulacro: uma sociedade que afirma ser o que não é, possuindo uma Constituição que não é o que afirma ser.” Então percebe-se que a Constituição permite que o Estado mantenha as coisas de acordo com a vontade de parte da população, parte essa que não é o povo. Isso porque cada um interpreta o que vê e lê de um modo diferente ao do outro, portanto a Constituição pode ser usada da forma como se desejar, a depender da interpretação do leitor.

O problema da questão de se interpretar a Constituição pelo prisma de cada um que a lê é que princípios como a dignidade da pessoa humana poderia ser posicionado de forma menos valorosa do que ele realmente é, tal princípio precisa ser colocado no centro do ordenamento jurídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com