TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direto, Sociedade e Cidadania

Por:   •  20/5/2017  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO SOBRE A AULA MAGNA “DIREITO, POLÍTICA E CIDADANIA”

PROFERIDA NO DIA 17/03/2017 PELA PROFª DRª VERA ALVES CEPÊDA

Curso: Direito

Disciplina: Sociologia

Estudante: RICARDO C. OLIVEIRA

A professora Drª Vera iniciou sua fala acerca do tema delimitando conhecimento como uma forma social e pública, foi enfática em dizer que seria impossível pensar em Direito sem a Política e vice versa. Citou ainda ser indissociável a questão da Política e do Direito em se tratando de reflexões, pensamentos, comentários e estudos acerca dos mesmos.

A professora entrou no tema sociedade, sua composição, a existência dos atores inseridos nela e com maestria dissertou sobre jusnaturalismo, seu conceito, sua importância, da parcela de liberdade e autonomia do homem num contexto social e político.

Explanou-se com pormenores de que formas os seres humanos estão condicionados na vida pública pelas formas do Direito e pelas formas do estado moderno.

Com riqueza de detalhes a professora Vera entrou em questões pontuais sobre política, seu processo de formação e influência direta na sociedade, na vida coletiva e onde o Direito entra, se baseia, se pauta e é colocado na prática em todo esse contexto.

Foram problematizadas diversas questões e até mesmo realizadas algumas provocações da professora para com os expectadores, o que fora de muita valia para a reflexão e formação de opinião sobre a relação do Direito com a sociedade, o Estado, a garantia e manutenção de direitos, as expressões de liberdade, a cidadania, etc.

O que ficou marcado foi o conceito de cidadania utilizado pela professora que é o seguinte: a cidadania é uma conquista da criação social, a cidadania é um processo de organização de resistência e de pressão no alcance do poder de proteção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com