TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisões da Filosofia

Por:   •  14/11/2016  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório I Filosofia

Divisões da Filosofia

A filosofia se estende por um enorme campo de conhecimento, com uma gama infinita de saberes, com muitas classificaçoes e com diferença de opnioes entre teoricos. Dentre outras razoes, a filosofia é dividida em areas de abordagem, as quais são definidas a seguir.

Ética

Do grego = ethos; que quer dizer caráter, modo de ser ou comportamento.

A etica utiliza a moral como partida para seus estudos, mas se diferencia desta por visar a melhor convivencia em sociedade atraves do pensamento e da consciencia de certo e errado, e nao de obediencia a regras. Alem disso, a etica estuda os limites da açao humana para obter um resultado.

Lógica

Derivada do grego (logos), quer dizer pensamento / estudo.

As preocupaçoes da lógica sao focadas em estabelecer padroes de metodos de pensamentos que sejam uteis e seguros, tendo com isso o objetivo de encontrar a verdade exata nesses pensamentos.

Metafísica

Do grego (metà), que quer dizer 'depois de além, ou além de'; e physis = física ou natureza. Ou seja, metafísica significa: além do físico ou além da natureza.

O objetivo deste campo de estudo é buscar a origem das coisas, o sentido da vida, o destino. Fornecendo com esse estudo uma visao alem do fisico, ultrapassando a experiencia sensorial e indo de encontro à essencia do ser.

Epistemologia

Do grego (episteme), que quer dizer conhecimento ou ciência e logia/logos = estudo, ou discurso, ou seja, estudo do conhecimento.

O estudo nesta area da filosofia é sobre os procedimentos de pesquisa, os objetivos das atitudes cientificas. Investiga como é o estudo em si e as possibilidades de encontrar a verdade. A epistemologia é tambem conhecida como teoria do conhecimento.

Filosofia Política

Basicamente, o objetivo do estudo aqui são as relaçoes humanas em sua forma de organizaçao, principalmente a estrutura e formas de governo. As investigaçoes filosoficas neste campo são principalmente o poder, cidadania, opressão, politicsa sociais e justiça, passando por varias areas ligadas ao conteudo.

Estética

Do grego: aisthésis; que quer dizer percepção ou sensação.

A estetica foca seus estudos na sensibilidade, na capacidade artistica de imitar a natureza e na criatividade de reinventa-la e de inovar na criaçao de obras artisticas. Estuda a arte em si, natural ou criada e a impressao e julgamento dos individuos sobre ela.

Filosofia da historia

Estuda as dimensoes do saber historico, a importancia humana sobre os fatos passados e suas açoes sobre a historia. Investiga tambem a ideologia das praticas e do saber historico, passando ainda sobre o progresso, a evoluçao, as razoes e consequencias de diferenças culturais da teoria da descontinuidade historica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com