TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Elesbão, sócio da firma Ligadaços, revendedora de materiais eletrônicos, foi denunciado pelo crime previsto no art. 1º, inciso II da Lei 8137/90, acusado de ter fraudado a fiscalização tributária, omitindo operação de compra e venda em livro contábil.

O MM. Juiz da Vara Criminal da Comarca da Capital de São Paulo recebeu a denúncia. Na audiência de instrução, que só ocorreu 7 meses após o recebimento da denúncia, restou demonstrado através de documentos que o débito existe e que de fato não houve o lançamento no livro contábil. Interrogado, Elesbão alegou que a operação inexistiu e que o débito fiscal era objeto de impugnação em recurso administrativo, ainda pendente de julgamento, confirmando tal alegação com certidão emitida pelo órgão competente.

----

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

ANA PAULA (qualificação completa), vem, com base no art. 5º, inciso LXVIII da CRFB/88 e nos artigos 647/667 do CPP, perante Vossa Excelência, impetrar o presente

HABEAS CORPUS

em favor do paciente ELESBÃO (qualificação completa) indicando como autoridade Coautora, o MM JUIZ DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SÃO PAULO, alegando o seguinte:

DOS FATOS

O preso, sócio da firma Ligadaços, revendedora de materiais eletrônicos, foi denunciado pelo crime previsto no art. 1º, inciso II da lei nº 8137/90, acusado de ter fraudado a fiscalização tributária, omitindo operação de compra e venda em livro contábil.

A audiência de instrução somente ocorreu 7 meses após o recebimento da denúncia, restando demonstrado através de documentos que débito existe e que de fato não houve o lançamento do livro contábil . Interrogado, o acusado alegou que o débito fiscal era objeto de impugnação em recurso administrativo, ainda pendente de julgamento, confirmando tal alegação com certidão emitida pelo órgão competente.

DOS FUNDAMENTOS

Enquanto não houver a decisão do recurso administrativo, o débito não é exigível, portanto não há materialidade do crime.

DO PEDIDO

Por estes motivos, o impetrante pleiteia a extinção do processo sem julgamento, haja vista a jurisprudência pacífica do STJ no sentido da inexigibilidade do critério tributário enquanto o recurso administrativo estiver pendente de julgamento.

Nestes termos,

Espera deferimento

São Paulo, 13 de outubro de 2014

Advogado / OAB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com