TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Ciências Políticas

Por:   •  2/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Ciências Políticas e Teoria do Estado        

Professor: Máurisson Morais

Curso: Direito                         Letivo: 1º Período/ 2015

Sala: V201                                 Turma: A

Aluna: Helen Oliveira Martins

Estudo Dirigido

Responda:

  1. Caracterize a polis Ateniense, em termos de exercício da política.

Polis eram pequenas cidades que tinham capacidade autossuficiente, elas ocupavam um território próprio. Nesse território todos que eram considerados cidadãos podiam andar e produzir com certa liberdade. A população da polis era essencialmente formada por estrangeiros e escravos, os quais não eram considerados cidadãos. Por esse fato, o número de cidadãos era pequeno. Somente os cidadãos podiam interferir nas questões públicas da polis, os outros não tinham voz.

A polis era dividida em três partes: a Acrópole, onde ficava a parte nobre da cidade, que com o passar do tempo se transformou num local de adoração aos deuses. A Ágora, era a praça da cidade, onde se localizava o centro político, econômico e social da cidade. E a Asty, parte mais simples, onde acontecia o comércio.

Um dos fatores que mais contribuíram para o destaque da polis ateniense foi a forma de governo original. O qual deram o nome de democracia. Que sofreu algumas reformas para sua melhora, com a qual foi estabelecida três direitos aos cidadãos: - a igualdade perante a lei (isonomia);                                                      - a igualdade de participação na vida política e pública (isocracia);                      - e a igualdade de uso na palavra (isegoria).                              Mas a democracia de Atenas era limitada, pelo direito de cidadão que era apenas para homens maiores de 18 anos, com o serviço militar cumprido e filho de pais atenienses. As mulheres, escravos e estrangeiros ficavam de fora.              Para a execução do governo eram necessários alguns órgãos de poder:

- Eclésia: assembleia onde todos os cidadãos deviam participar, discutiam e aprovavam as leis;

- Bulé: órgão responsável por aprontar as leis que seriam discutidas na assembleia da Eclésia.

Além destes dois órgãos existia um conjunto de magistrados que eram fiscalizados pela Eclésia e pelo Bulé. Dentre este conjunto os dois mais importantes eram os arcontes que tinham suas funções religiosas e judiciais; e os estrategos que comandavam o exército e a marinha, também eram responsáveis por controlar a política externa e financeira.

Para garantir a justiça da polis haviam dois tribunais responsáveis:

- Areópago: julgava os crimes religiosos, os homicídios e os incêndios;

- Helieu: julgava o restante dos crimes.

Os cargos públicos eram ocupados pelos cidadãos, os quais eram escolhidos através de um sorteio, que tinha validade anual.

2.        Por que se afirma que Hobbes adota uma concepção individualista de sociedade? Explique.

Para Hobbes, o ser humano é uma pessoa ruim, é egoísta e vaidoso não sentindo nada quando vive em sociedade. Hobbes afirma que a competição, desconfiança e glória são as causas da discórdia entre os homens. Passa por cima de tudo para conseguir realizar seus interesses particulares, provocando guerras e conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com