TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Atividade Direito Civil

Por:   •  8/6/2020  •  Exam  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

  1. e) O terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar, mas não se sub-roga nos direitos do credor; se pagar antes de vencida a dívida, só terá direito ao reembolso no vencimento. A letra E está correta conforme o art.305 do código civil. Portanto as demais estão incorretas conforme os artigos 316 da letra A que diz ser lícito convencionar, 313 da letra B que cita “O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda mais que valiosa.” , artigo 309 da letra C e o artigo 311 da letra D.

  1. D) É lícito convencionar o aumento progressivo de prestações sucessivas. A alternativa correta é a letra D conforme o artigo 316 do código civil “É lícito convencionar o aumento progressivo de prestações sucessivas.“ As demais estão incorretas segundo os artigos 305, 309, 327 e 332 do código civil.
  1. B) Se o contrato previu arras penitenciais, não haverá direito a indenização complementar. A letra B está correta conforme o artigo 420 do código civil. Portanto as demais estão incorretas como menciona alguns artigos, letra A está incorreta de acordo com artigo 416 parágrafo único, a letra C conforme o artigo 419, a letra D conforme o artigo 412 e a letra E conforme o artigo 416, todos os artigos referentes ao código civil.
  1. B) A penalidade deve ser reduzida equitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negócio. A letra B está correta conforme o artigo 413 do código civil. Portanto as demais estão incorretas conforme os artigos 393, 402, 412 e 417 do código civil.
  1. B) Se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, a penalidade deve ser reduzida equitativamente pelo juiz, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negócio. A letra B está correta conforme o artigo 413 do código civil. As demais estão incorretas conforme os artigos 412, 414, 416 e 416 parágrafo único do código civil.
  1. B) Cláusula penal. A letra B está correta conforme o artigo 409 do código civil. A letra A está incorreta, pois fala sobre multa penitencial que é paga quando o contratante quer se desvincular de um contrato que não mais lhe interessa, e, para tanto, deverá pagar uma multa, A letra C está incorreta, pois fala sobre perdas e danos que são prejuízos, aos danos, material ou moral, causados por uma parte à outra antes do descumprimento obrigacional. Sendo assim, indenizar aquele que experimentou um prejuízo, uma lesão em seu patrimônio material ou moral, por força do comportamento ilícito do transgressor da norma, A letra D está incorreta, pois fala de arras penitenciais que é um pacto pelo qual uma das partes entrega determinado bem à outra (em geral, dinheiro), a fim de garantir a indenização no caso de a parte exercer o seu direito de arrependimento e a letra E está incorreta, pois fala sobre multa pura e simples que é imposta pelo simples descumprimento de um dever de conduta.
  1. C) Thais pode exigir a execução do contrato, com as perdas e os danos, valendo a moto como o mínimo da indenização. A letra C está correta conforme o artigo 419 do código civil, Portanto as demais estão incorretas de acordo com os artigos 420, 419 e 418 do código civil.

8) B) A assunção de dívida necessita de consentimento expresso do credor, sendo o seu silêncio interpretado como recusa.  A resposta está correta pois conforme o art 299 e também o seu parágrafo, o consentimento expresso do credor é válido para assumir a dívida, e, o seu silêncio, é uma recusa. Portanto as demais estão incorretas conforme alguns artigos do código civil. Letra A, resposta está incorreta pois a transferência ativa é do devedor, e fica facultado a terceiro assumir a sua obrigação, conforme art 299. Letra C, a resposta está incorreta pois conforme o art 286, não corresponde somente a obrigação principal, também corresponde a lei, ou a convenção com o devedor. Letra D, a resposta está incorreta pois conforme o art 296, o cendente não responde pela solvência do devedor e Letra E, a resposta está incorreta pois conforme o art 302, O novo devedor não pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com