TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploradores da Caverna

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo da obra: O caso dos exploradores de cavernas

Cinco exploradores entraram em uma caverna, assim que estavam distantes da entrada houve um desmoronamento no qual bloqueou a entrada da caverna.

Como eles não retornaram aos seus lares, os familiares pediram ajuda ao resgate.

O resgate foi extremamente difícil, houve novos deslizamentos de terra, em um desses eventos vieram a falecer dez participantes do resgate.

No vigésimo dia conseguiram contato com os exploradores através de um radio transmissor, um dos exploradores (Roger Whetmore) perguntou quantos dias seriam necessários para o salvamento deles, os engenheiros responderam que precisavam de no mínimo de mais dez dias, diante dessa situação os exploradores perguntaram para a equipe medica se eles teriam condições de sobreviver por mais dez dias de inanição, como a resposta foi negativa , perguntaram se eles sobreviveriam alimentando-se de carne humana, o chefe dos médicos disse que sim.

Os exploradores perguntaram se havia alguma autoridade presente, a fim de saber a moralidade e legalidade do ato de comerem carne humana através de um ato altruísta de um dos exploradores devido a situação em que se encontravam, mas não obtiveram resposta.

        Whetmore carregava consigo um par de dados e sugeriu que fizessem um sorteio, onde o perdedor seria sacrificado para servir de alimento aos demais, antes do inicio do jogo, Whetmore desistiu de participar e pediu aos demais que esperassem mais uma semana. Seus companheiros o acusaram de traição e jogaram os dados, como Whetmore não quis lançar os dados, foi lhe perguntado se havia alguma objeção de alguém jogar por ele, o mesmo disse que não.

        O perdedor acabou sendo ele mesmo e sua carne manteve seus companheiros vivos até o resgate no trigésimo dia depois do inicio do resgate.

        Os sobreviventes foram a julgamento e condenados a pena de morte em primeira instância e em segunda instância foram analisados por outros juízes onde houve um empate.

        A suprema corte manteve o primeiro resultado do tribunal dando a sentença de morte aos acusados.

Análise

        Os exploradores encontravam se em uma situação desesperadora, ou todos morreriam de inanição ou um se sacrificaria para alimentar os demais. Como o Estado não estava presente prevaleceu à lei natural, pois a partir do desmoronamento não havia outra lei senão a da justiça natural.

        Os exploradores poderiam ter dito que Whetmore tirou a própria vida, pois não havia outras testemunhas senão eles mesmos e como fizeram um acordo verbal de que após a morte de um deles, o corpo serviria de alimento aos demais, esse acordo ficaria somente entre eles e talvez fossem julgados por violação do cadáver.

        De que valeu a morte dos outros dez funcionários envolvidos no resgate, se no final todos que estavam na caverna acabaram morrendo.

        Os infortunados não tiveram respaldo da justiça quando assim o exigiram, ficaram a mercê do tempo e de suas próprias decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com