TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploradores de Cavernas

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1]

Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT

CEP 78705-050 – (66) 3411-7600

DIVINA CARDOSO DA CRUZ SANTOS – RA 7419663969

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS 1 E 2

RONDONÓPOLIS – MT
27 DE SETEMBRO DE 2013


DIVINA CARDOSO DA CRUZ SANTOS – RA 7419663969

                           

                           

                       

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho desenvolvido durante a Etapa 1 e 2 da ATPS – Atividade Prática Supervisionada, da disciplina de Economia do 1º semestre do Curso de Direito, da Faculdade Anhanguera Educacional – campus de Rondonópolis/MT, ministrada pela Profª Valéria Borges Ribeiro.

RONDONÓPOLIS – MT
27 DE SETEMBRO DE 2013

ETAPA I

  • Ciência Econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico.

Sabemos que o termo “Economia” deriva do grego oikonomia de oikos que significa casa + nomos que quer dizer lei. Dessa forma, podemos afirmar que economia significa “administrar a casa”, seja a casa em seu sentido literal ou fictício, podendo neste ser entendido como uma empresa ou até mesmo como um país.

A Economia ainda pode ser definida como a ciência  que estuda o modo como o indivíduo e a sociedade empregam os recursos produtivos que são finitos em uma sociedade com necessidades ilimitadas, baseando-se em quatro questões fundamentais: o que produzir, quanto, como e para quem produzir, os chamados problemas econômicos.

Assim, existem dois importantes agentes que atuam na economia: de um lado, as empresas produzindo bens e serviços, configurando a oferta e do outro lado temos as famílias que compram/consomem esses bens e serviços, o que configura a demanda. Temos então, entre famílias e empresas, um fluxo de dinheiro para aquisição de bens e serviços e pela compra e pagamento desses bens e serviços, que é o que chamamos de sistema monetário.

À forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade dá-se o nome de sistema econômico, contendo os seguintes elementos básicos: estoque de recursos produtivos ou fatores de produção; complexo de unidades de produção; e conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais. Classificam-se os sistemas econômicos em sistema capitalista ou economia de mercado, no qual predomina a livre iniciativa e a propriedade privada, ou em sistema socialista ou economia centralizada, com predomínio da propriedade pública e tem suas questões econômicas decididas por um órgão central de planejamento.

Historicamente, foi a partir do século XVI que a ciência econômica começou a se estruturar com a primeira escola econômica, o mercantilismo. Conforme preceituavam os mercantilistas, era importante a acumulação de riqueza de uma nação, pois era isso que determinava o tamanho e a força do seu poder. Estimulava-se o comércio exterior e o acúmulo de riquezas. Consequências negativas advieram dessa postura: o nacionalismo exacerbado, a constante intervenção do Estado na economia e as guerras.

Na França, dois séculos depois, surgiu o fisiocracismo, uma escola de pensamento que difundia a crença de que o universo era regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. Os fisiocratas, que reagiram ao mercantilismo, contribuíram muito para o avanço da análise econômica, pois incentivaram a agricultura e desestimularam a exagerada regulamentação e intervenção estatal na economia. François Quesnay publicou a obra de maior relevância para o fisiocracismo: Tableau Économique. 

O período conhecido como neoclássico, perdurou do fim do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Com a obra básica Princípios de economia, de Alfred Marshall, publicada em 1890, desenvolveu-se a teoria do comportamento do consumidor. Essa teoria se baseia na ideia de que o ser humano busca aumentar ao máximo  sua satisfação no consumo, ao passo que o produtor busca, da mesma forma, aumentar seus lucros. Isso constituiria um equilíbrio de mercado. A teoria neoclássica perdeu forças a partir de 1929, quando ocorreu a recessão causada pela quebra da Bolsa de Nova York.

Nova revolução no pensamento econômico ocorreu em 1936, quando John Maynard Keynes (1883-1946) publicou a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda, que ficou conhecida como a teoria keynesiana. As ideias de Kaynes ajudaram a economia americana a sair da recessão intitulada a Grande Depressão. Pregava que governo é o indutor e condutor do crescimento. O mercado comanda, pois é mais eficiente, porém nem todos se beneficiam dessa eficiência, necessitando de uma complementação por parte do Estado. Foi o fim do Laissez-faire e o início do chamado princípio da demanda efetiva.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. Ed. Especial Anhanguera – São Paulo: Saraiva, 2012.

ETAPA II

  • Microeconomia:  demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Microeconomia ou teoria microeconômica, aborda a forma como acontece a interação entre empresa e consumidor na decisão sobre preço e quantidade de determinados bens e serviços no mercado. O enfoque da microeconomia é o funcionamento da oferta e da demanda, a interação entre empresa e consumidor na formação do preço de mercado. Essa teoria, conforme Vasconcelos e Garcia (2012, p.48): representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com