TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME O PODER E A LEI - TRABALHO

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  1.803 Visualizações

Página 1 de 4

UNPB-FPB - FACULDADE POTIGUAR DA PARAÍBA

ALUNO: Marcos Antonio da Silva

CURSO: Direito

TURMA: P1NA

DISCIPLINA: Leitura e Produção de Textos Jurídicos

PROFESSORA: Fernanda Larissa

Data: 08/04/2013

Filme: “O Poder e a Lei”

  1. De acordo com o filme exposto, responda:
  1. Comente as duas faces da advocacia expostas no filme.

O filme tem como personagem principal, Michael Haller, um advogado criminalista que assume duas faces: uma obscura e uma heroica. A primeira é a de um profissional mercenário, que aceita casos de acordo com o lucro previsto, aparentemente sem qualquer limite para conseguir dinheiro, inventando despesas com perícias, com outros profissionais, além de muitas outras ações maliciosas para enganar seu cliente e, assim fazer com que pague mais pelos seus serviços. A segunda face é a de um advogado justiceiro, heroico, que ao descobrir uma injustiça condenação à prisão perpétua de um cliente inocente, enfrentou desafios mortais e lutou até o fim para libertá-lo.

  1. Qual foi a mensagem que o texto (filme) deixou para você, como futuro profissional da área.

Relembrando um trecho do filme, o protagonista Michael Haller (o advogado), revoltado por ter deixado um inocente na prisão e, por estar comprometido obrigatoriamente na defesa do verdadeiro assassino diz: “Eu tinha medo de não reconhecer a inocência. De ela estar na minha frente e eu não ser capaz de vê-la”. Isso mostra que até mesmo um profissional bem sucedido pode errar, mas no caso do advogado do filme, ele errou por achar que todos os que ele defendia eram realmente culpados. Por isso, fica a mensagem de que um profissional da área de advocacia não pode ser simplesmente alguém em busca do lucro financeiro. Ser um advogado vai além de ganhar dinheiro com clientes, pois, trata-se de uma profissão que envolve valores morais que vão além de atos jurídicos e que precisam ser percebidos até mesmo em quem precisa ser defendido. Fica a mensagem de que não basta visar os lucros, é preciso ter ética e respeito, fazendo o trabalho de forma séria e honesta, não em busca da perfeição, mas buscando sempre aumentar o potencial do lado bom dessa profissão que busca garantir a justiça.

  1. Após as respostas das questões acima e, a partir das mesmas, faça uma produção textual.

Analisando o desenrolar da história dramatizada no filme e, atando-a a realidade da advocacia, não é difícil concluir que na vida real existem muitos profissionais da área usando de atuação semelhante e, até mesmo passando por dramas análogos ao que ocorre em “O Poder e a Lei”.

É uma questão óbvia que não só na advocacia, mas também em diversas outras profissões, há o seu lado obscuro e de certa forma, repugnante, como também há o seu lado positivo e dotado de atitudes que fazem a diferença quanto ao caráter do profissional. Mas, se na qualidade de estudantes de Direito nos colocarmos a pensar, é bem interessante que façamos a nós mesmos o seguinte questionamento: Que tipo de profissional eu serei? Ou então: Será que poderei ser o bom profissional que penso? Não se pode prever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com