TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA NAS DIMENSÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

REDES SOCIAIS E O VAZIO EXISTENCIAL

Acadêmica: Bianca Caroline da Silva

Professor: Josemar Sidinei Soares

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Centro de Ciências Sociais e Jurídicas – CEJURPS

Curso de Direito

FILOSOFIA NAS DIMENSÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

25/03/2017

RESUMO

O presente trabalho busca refletir sobre o uso das redes sociais sob os aspectos do vazio existencial, sentimento cada vez mais comum na sociedade, o qual as pessoas tentam preencher a todo custo e onde há uma busca incessante da felicidade. Esse trabalho se justifica pela abordagem de um tema atual, uma vez que estamos numa época de incertezas e inseguranças sobre as relações e nossa forma de agir em relação ao outro e a nós mesmos. Conclui-se que à medida que as pessoas buscam se tornar visíveis nesse mundo virtual, valorizando o ter em detrimento do ser, são atingidas por um sentimento de indiferença e tédio – vazio existencial – e a felicidade se torna mais distante, pois agindo pelos modelos impostos pela sociedade, acabam perdendo a contemplação dos momentos que deveriam ser felizes de fato.

Palavras-chave: Redes sociais. Internet. Vazio existencial. Tédio. Sociedade. Individualismo.

1 INTRODUÇÃO

Estamos vivenciando uma época de comunicação instantânea e democrática. Com o passar do tempo, foram surgindo novos meios de comunicação, entre eles o telefone e o computador que passaram também por grandes transformações até possibilitar facilidade de acesso que vivenciamos no presente. Em questões de segundos podemos nos comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo.

A rede eletrônica internet está cada vez mais se difundindo no mundo e junto com ela, vêm as redes sociais que ganham muita dimensão na forma de comunicação entre as pessoas. Os números de usuários só tendem a crescer num ritmo cada vez mais acelerado.  

Para Keen (2012), as redes sociais estão se tornando, uma espaço permanente de autoexposição de nossa nova era digital. A mídia digital, assim definida por ele, em vez de vida virtual ou segunda vida, está se tornando propriamente a vida, o palco central e cada vez mais transparente da existência humana. O objetivo é captar a atenção das pessoas no twitter, facebook, whatsapp e etc, de modo que o usuário se torne onipresente. É a solidão do homem isolado na multidão conectada. A visibilidade pessoal é o novo símbolo de status e poder na nossa era digital.

2 REDES SOCIAIS E O VAZIO EXISTENCIAL

Com todas as características da nossa sociedade e com o modo de ser do homem contemporâneo, e ainda mais, com o avanço tecnológico, notadamente nos meios de comunicação e principalmente com o advento da internet, o que se pode observar é cada vez mais a individualização e o “isolamento” do ser humano.

À medida que as tradições vão desaparecendo e as pessoas tem que buscar estar se reinventando para encontrar seu espaço na sociedade, identifica-se que elas agem cada vez mais pelo conformismo ou totalitarismo, ao mesmo tempo em que tentam elevar seu ego, através de um consumo incessante, tornando-se cada vez mais egoístas e individualistas.

Entretanto, o sentimento de angústia e solidão permeiam suas vidas. A ideia de liberdade que é empregada, não é utilizada com responsabilidade, pois assim, as pessoas tornam-se cada vez mais inseguras e vazias de si. O que se preza é o próprio bem estar e os valores que nos fazem pensar e agir pelo outro, estão cada vez mais esquecidos.

Desse modo, podemos refletir o uso das redes sociais por algumas pessoas que podem ser atingidas por esse sentimento de vazio, à medida que tendem a compartilhar quase todos os momentos da vida, com a intenção de exibir o que se tem e o que se está fazendo em busca desse bem estar pregado pelo capitalismo.

Nas redes, as pessoas tem a oportunidade de exibir para um grande número de pessoas, o que elas consomem e de observar o que os outros estão consumindo também. Não se trata de dizer o que está certo ou errado com o uso das redes, pois as redes sociais têm vários aspectos a serem analisados e podem ser usadas para diversas finalidades. Mas é importante refletir se as pessoas estão tendo consciência do modo que usam as redes e que estas podem levar ao vazio, dependendo da forma desse uso.

O vazio existencial termo definido pela Logoterapia e Análise Existencial é como um sentimento de incompletude, no qual a pessoa perde o sentido ou o significado de viver. Sentimento este que sucede se uma frustração existencial, que por sua vez ocorre quando a pessoa não tem mais um propósito de vida, não vê satisfação na sua existência, não sabe para que viver, trabalhar, sofrer, amar, etc. (FRANKL, 1989).

O sentimento de vazio que atinge muitas pessoas na atual sociedade é uma característica típica do jogo de marketing do sistema capitalista que tem a intenção de que as pessoas sintam-se angustiadas e consumam sempre mais para “suprir” essa angústia. Desse ponto de vista pode-se dizer que as pessoas estão tendo cada vez mais atitudes inautênticas, uma vez que se baseiam em nome de uma falsa felicidade, uma felicidade imposta pela sociedade. Dessa forma, seguem pelo conformismo de fazer o que os outros fazem ou pelo totalitarismo, em agir pelo que é imposto.

Há uma obrigatoriedade de felicidade, ao mesmo tempo em que há pessoas que sentem essa necessidade de demonstrar que estão felizes. Talvez pelo fato de não estarem, buscam cada vez mais na quantidade e não na qualidade, uma maneira de mascarar a infelicidade. A qualidade está em deficiência. Por isso é cada vez maior o número de pessoas que tem amigos virtuais e postam grande quantidade de imagens, textos e vídeos do que se faz ou do que se pensa.

Um dos aspectos que podem ser observados no uso das redes sociais é que pessoas que usam, podem se voltar cada vez mais para si próprias, em relação a não se interessar pelo que está acontecendo de fato com as outras pessoas e o mundo que existe fora de uma “tela”, pois geralmente estão preocupados somente com seu bem-estar e querem acreditar que todos estão felizes também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com