TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Polibio - HOBBES

Por:   •  22/4/2019  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

TEORIA POLÍTICA

Prof. Me. Bráulio Cavalcanti Ferreira

Aluna: Giovana Raupp Barbosa

TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO – NORBERTO BOBBIO

CAPÍTULO IV – POLÍBIO

Políbio, nascido na Grécia no século II a.c., foi um historiador e não filósofo. Políbio viveu em Roma, na época perto do seu auge, quando conquistava e impunha seu domínio em todos outros Estados, na sua obra o livro VI da História - fundamental para as teorias da forma de governo - ele descreve que isso foi capaz devido a organização política e excelência da constituição romana.

Em sua teoria, existem seis formas de governo, três boas(reino, aristocracia e democracia) e três más(tirania, oligarquia e oclocracia), que se sucedem em um ritmo cíclico ao longo do tempo, e além das seis formas tradicionais há uma sétima, que seria a síntese das três formas boas.

No ciclo cronológico estabelecido por Políbio, a primeira forma a surgir é o governo de um só - o reino - este surge “naturalmente”. A primeira transforma-se em configuração análoga em um regime mau, a tirania. Com a queda da tirania, surge o governo de poucos - sendo estes os eleitos mais justos e sábios – a aristocracia. A aristocracia se degenera em oligarquia, que é interrompida pelo povo, surgindo o “governo popular” que com o tempo adultera-se a oclocracia. Sendo assim, o ciclo polibiano é delineado de forma alternada entre bons e maus momentos, expressando sempre a tendência a degeneração e como fase final a oclocracia. Essa concepção de ciclo é uma história fatalista, aparece como predeterminada e inderrogável, é “natural” e previsível.

        Políbio acreditava que a melhor forma seria um “governo misto”, a constituição que reunisse as características das três formas clássicas seria ótima. Um exemplo seria a Esparta de Licurgo, que era excelente, por ser mista. A constituição de Licurgo era complexa, reunia as características dos melhores governos, desta forma o governo estaria em perfeito equilíbrio. O rei estaria sujeito ao poder do povo, que este, por sua vez, é controlado pelo senado. A presença das três poderes e seu controle simultâneo preserva o governo misto da sua degeneração.

        Para o autor, o êxito ou o insucesso de um povo está atribuído a constituição. Ele cita o estado romano, que, não obstante de sua excelência, estaria sujeito de sua decadência, e, como todos outros, “nasce, cresce e morre”. Ele elucida, também, ao governo de Cartago, que seria misto, pois a democracia (no sentindo pejorativo) prevalece, sendo assim, não seria perfeito.

O governo misto não seria, em anteposto, eterno, ele apenas demoraria mais para se degenerar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com