TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro Introdução a Criminologia Critica Brasileira de Vera Malaguti Batista

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho para Reposição de aula do dia 13/11

Ministérios Litúrgicos

Mistérios: Palavra que significa “Serviço”. São os muitos serviços que as pessoas prestam nas celebrações litúrgicas das comunidades. São conhecidos estes serviços de “Ministérios Litúrgicos”. Segundo o Doc 62 da CNBB: “Ministério é, antes de tudo um carisma, ou seja, um dom do alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades, serviços e ministérios em ordem à Salvação”.

A Liturgia como ação de Cristo e da Igreja, “que atinge a cada um dos seus membros de modo diferente, conforme a diversidade de ordens, ofícios e da participação atual” (SC 26), é uma ação ministerial. Pelo exercício dos ministérios e funções, todos os membros de uma Assembléia contribuem, cada um a seu modo, e em base aos dons e carismas recebidos, para a edificação do corpo eclesial, ‘Sacramento de unidade’ (Cf.1Cor 14,5; Ef 4,12). A ação Litúrgica e a participação ativa da Assembléia são servidas por ministérios e serviços multiformes, que o Espírito Santo suscita em sua Igreja.

Ministérios Ordenados

São ministérios exercidos pelo bispo, pelo presbítero e pelo diácono. Tem a função da unidade, da animação, da coordenação e da presidência da comunidade, e das ações litúrgicas.

Ministérios confiados: conferidos a um membro da comunidade, por meio de um gesto litúrgico simples ou por uma forma canônica. “Onde a necessidade da Igreja o aconselhar, podem também os leigos, na falta de ministros, mesmo não sendo leitores ou acólitos, suprir alguns de seus ofícios, a saber, exercer o Ministério da Palavra, presidir as orações litúrgicas, administrar o Batismo e distribuir a Sagrada Comunhão (mais comum nas missas com falta de ministros), assistir os matrimônios como testemunhas qualificadas” (Documentos da CNBB: 43 (n.60) e 62 (n.87).

Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (MECE): São Homens e mulheres, que tem por ministério:

† presidência e distribuição da Comunhão nas celebrações da Palavra;

† ajudam a distribuir o Pão Eucarístico em Assembleias numerosas;

† levam a Comunhão aos enfermos; e também levam o viático (comunhão aos doentes terminais), na ausência do padre;

†na ausência do padre e do diácono, expõem o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis e o repõem sem dar a Benção;

† oficializam as exéquias;

†dão a benção aos idosos e doentes

Ministro extraordinário do Batismo: Onde a necessidade da Igreja o aconselhar, com a devida autorização do Bispo local; podem os leigos homens e mulheres, na falta de ministro ordinário (bispo, padre e diácono), ou estando ele impedido, administrar o batismo, na qualidade de ministros extraordinários (CDC, cân. 230par.3).

Assistentes leigos do Matrimonio ou Testemunha qualificada: Esse serviço eclesial pode ser concedido a leigos, homens e mulheres, mediante delegação do Bispo diocesano; em casos de grave falta de presbíteros e diáconos;

Ministros da presidência da Celebração dominical da Palavra: Presidência Litúrgica sinal de Cristo cabeça da igreja;

Os diáconos os primeiros responsáveis por esse ministério;

Demais leigos e leigas, podem assumir esse ministério, os acólitos, e os leitores instituídos tem a preferência;

Devem ser escolhidos tendo em atenção as suas qualidades de vida em consonância com o Evangelho e a sua aceitação pela comunidade.

Outros Ministérios e serviços litúrgicos: Ministérios não instituídos, mas que podem ser um serviço litúrgico de forma estável ou ocasional, são: coroinhas, leitores, salmistas, grupo de cantores, instrumentistas, regente do coral ou do canto, sacristães, animador (comentarista), os que fazem as coletas na igreja, recepcionistas, mestre de cerimonias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com