TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia juriica

Por:   •  18/6/2015  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

1) relação entre mito e razão na filosofia. Passagem do mito para a filosofia. Narrativa simbolica.

2)papel e importância da filosofi jurídica, o que ela lucra. Pergunta pelos pressupostos, faz uma crítica ao direito. Pergunta pelos princípios do direito. Não é para concordar e sim par investigar - filosofia dos objetos. Pergunta e crítca pelos fundamentos.

3) No que consiste o pensamento filosófico, racionslidade. Pegadinha - cosmolgia sociedade dos deuses(FALSA). Cosmologia nasce para combater o comodio - conjunto de narrativas mitigas. PERGUNTA SOBRE PRINCÍPIO DA VIDA, UNIVERSO - MATÉRIA (FALSA)

4) Questões de justiça e a proporcionalidade do pensamento de Aristóteles. Justica para Aristótelesé a busca da equidade. Proporcionalidade -carater. Repocidade é vingança. Aristóteles condena o direito como forma de vingança.

justiça arsitótrls-justiça universal-erga ominis/justiça particular- jstiça distributiva-carater de distribuir bens /e/justiça correlativa j c e j retributiva

5) Justiça destributiva, igualdade e proporcionalidade no pensamento de Aristóteles. Justiça distributiva distribui honra, bens, o que é necessário, está ligado a proporcionaldade e políticas. são erga ominis distribuir honra, bens através de política afirmativa para garantir justiça.

6) Relação entre legislação moral e jurídica, segundo Kant. Diferença: A legislação moral é o império do imperativo categórico, enquanto a legislação jurídica estáno império imperativo hipotético.

Para Kant, legislação moral é a idéia do dever pelo dever-por dever-incondicionalidade, apenas o cumprimento do dever. Já a legislação jurídica é a idéia do dever, conforme o dever-condicionalidade-tem interesse-cumprimento por ter que cumprir e pro interesse.

7) Jusnaturalismo moderno, o fundamento, a partir de Hobbes, Lock eRosseau. O fundamento do jusnaturalismo moderno é a idéia de que o direito natural é norteado pela razão.

8) Jeanh Lock e Rosseau-fundamento da lei. Fundamento do direito segundo Russeau. Qual a legitimidade do poder Estatal para Russeau. R= A soberania popular. Para ele soberania popular retrta a ontade geral, vontadedo povo, quenasce do seio do povo. Opovo que é a soberania popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com