TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filososfia juridica, revisao para prova

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de filosofia

Um ser humano é um sujeito que tem autonomia e racionalidade, neste imperativo categórico Immanuel Kant estabelece que deve agir de Tal maneira que trate a humanidade tanto na tua pessoa quanto na pessoa de qualquer outro, sempre é simultaneamente como fim, jamais como meio.

Conceito de filosofia

 A filosofia não é apenas atividades de pensadores brilhantes porém esventrados, como popularmente se pensa a filosofia é o que fazemos quando estamos livres de nossas atividades cotidianas e temos uma chance de nos perguntar o que é a vida é o universo.

Sua origem na Grécia antiga tem como ponto de referencia o saber que tem sua origem pre socrático.

Estado de natureza Locke

No que se fere-se a o estado de natureza que se constitui, na conservação de John Locke, na maneira de viver dos homens em uma sociedade pre política podemos afirmar que diferentemente o estado de natureza robesiano que se baseava na segurança ou na insegurança e na violência o estado Lockeano se constituía em relativa paz Concórdia e Harmonia.

Justiça para Platão

 No que se refere às preocupações platônicas em relação a justiça é possível afirmar que por intender que a justiça é uma virtude suprema do cidadão, a carência de tal virtude propícia à degeneração dos regimes políticos.

A ideia de justiça nas preocupações de Platão, coloca-se à cima das leis e tem por ambição realizar de maneira harmônica o equilíbrio do homem e da cidade assumindo um caráter de universalidade já que se vinculava a ideia de representação do cosmos.

Justiça para Aristóteles

Para aristotelismo a justiça é a excelência moral perfeita ainda que não possa ser entendida como tal de maneira irrestrita já que ela somente assim será referente ao próximo. Assim no que diz respeito a justiça é a virtude em aristotelismo é correto afirmar a justiça é uma virtude muito peculiar, já que diferente de outras virtudes como a coragem e a temperança que se opõem a dois extremos a justiça se opõe ao único vício.

Breve conceito sobre a filosofia

Várias tem sido as explicasses das causas históricas para o surgimento da filosofia na Grécia dentre as quais podemos destacar a transcrição abstrata da palavra e do pensamento.

Habermas

No que se refere às discursarem de um princípio é um possível conflito entre o princípio democrático e direitos humanos é tema abordado por Habermas, desta forma estes princípios são princípios democráticos e os direitos humanos são co-originários e por esta razão complementares.

Tudo é semelhante a um ser vivo. Isto significa dizer que para os históicos o mundo é inteiramente racional, e atua tanto na natureza quanto na conduta humana excluindo o acaso ou a desordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com