TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Integração Racial

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de Integração Racial

        Desde o inicio da humanidade, diferentes formas de integração ocorreram entre os diversos grupos sociais e étnicos, desde o desaparecimento do grupo originário até a convivência harmoniosa.

ASSIMILAÇÃO

Temos como exemplo dessas formas de integração, a Assimilação, que consiste em que dois ou mais grupos se unam e se tornem indistintos. Nos grupos minoritários essa assimilação ocorre de forma que o grupo étnico adote valores, atitudes e comportamentos do grupo dominante. No brasil houve um grande processo de assimilação, como por exemplo, os Italianos no Estado de São Paulo; os açorianos no Estado de Santa Catarina; diversas etnias indígenas ao longo do território nacional; muitos grupos africanos em várias partes do País e etc.

        Neste processo a cultura aprendida sempre incorpora novos elementos a cultura dominante, seja nos hábitos e costumes, gastronomia, novas palavras e etc.

PLURALISMO CULTURAL

        Esse pluralismo ocorre quando grupos étnicos e raciais tem convivência harmoniosa em uma mesma sociedade, onde há entre esses grupos respeito mútuo entre suas diferenças. Nas sociedades pluralistas cada grupo social cria seu próprio dialeto, tradições e costumes.

        Um exemplo de sociedade pluralista seria o Canadá que se detém de duas fortes comunidades, de lingua francesa e os de lingua inglesa. A Suiça é formada por uma população que fala diversos idiomas alem de professar diferentes religiões e ainda manter hábitos, costumes e tradições variadas.

        O Brasil agrega um certo pluralismo cultural, com manifestações expressivas de grupos étnicos em várias partes do país. Há vários grupos identificados em sua descendência com húngaros, alemães, japoneses, poloneses, letões, italianos, finlandeses, holandeses, chineses, bolivianos e coreanos. Além dos formas por descendência imigrante temos os identificados habitates originários do território brasileiro como guaranis, ianomâmis, xavantes, parecis, terenas e etc. Muitos desses grupos apresentam uma população baixa e uma grande dificuldade em manter suas culturas. Organizações tem feito esforços para preservar suas principais manifestações culturais e sua cultura.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com