TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraude contra credores

Por:   •  6/6/2015  •  Dissertação  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

FRAUDE CONTRA CREDORES

Introdução

A fraude contra credores está previsto nos artigos 158 a 165 do CC, sendo um instrumento de direito material. Esse tipo de atividade fraudulenta é bastante utilizada quando há o intuito por parte de um devedor de não pagar uma dívida, desfazendo-se de seus bens, alineando-os e dificultando assim ao pagamento de seus débitos, onde a lei obrigatoriamente daria como segurança aos credores tais bens para ressarcimento de seu prejuízo.

Um fato de muita relevância aqui também disposto, é a boa fé do possuidor dos bens do devedor insolvente. Percebe-se que o assunto é bastante amplo, de fácil entendimento, e que possui falhas.

É bastante claro que a fraude contra credores constitui tanto defeito social, como vício social. O primeiro é o devedor fraudando a lei e prejudicando terceiros, o segundo é o fato de o devedor envolver terceiros, quando passa seus bens a posse de outros para assim burlar a lei.

Desenvolvimento do tema

Fraude contra credores: conceitos e elementos constitutivos:

Conceito:

Fraude contra credores também vista como vício social, pois, é de claro entendimento a intenção do devedor quando se desfaz de seu bem para não cumprir com sua obrigação financeira perante ao seu credor. Onde também com a participação de um terceiro, que conhecedor da situação do inadimplente colabora com o mesmo quando recebe em seu nome o (s) bens (s) que seriam pela lei a forma legal de recebimento por parte do credor.

Considerada uma ação maldosa, a fraude contra credores, é um dos defeitos do negócio jurídico, e assim que detectado e julgado improcedente tal negócio jurídico, é objeto de anulabiblidade via ação pauliana. No Código Civil de 2002, art. 145, diz “São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa”.

O ato jurídico ou sua simulação, existem para todos os fins, mas as causas que o levaram ao acordo entre as partes, que nesse caso é o devedor de má fé e o terceiro possuidor de seus bens, não será reconhecida pela lei como merecedor de crédito, sendo assim totalmente passível de anulabilidade assim que provado por vontade do credor a sua ação fraudulenta.

Esse não provoca apenas lide entre devedor e credor, há também o fato que se deve levar em consideração, que é o possuidor do bem discutido, pois se provado que o adquirente é um possuidor de boa fé, ou seja, esse não tinha conhecimento da insolvência do devedor fraudulento, a lei protegerá seus interesses e esses prevalecerá sobre o do credor. Mas por outro lado, se o possuidor foi cúmplice do devedor, aceitando ou adquirindo seus bens por satisfazer o ato de má fé, esse também responderá pelo ato praticado, pois também burlou a lei, sendo o negócio jurídico revogado.

Elementos constitutivos:

Os requisitos para a caracterização da fraude contra credores, estão descritos abaixo:

Consilium fraudis, é o elemento subjetivo, a má fé, com um único intuito de prejudicar outrem, não importando se tal ação foi intencionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com