TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundos de Investimento

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Fundo de investimento nada mais é do que um conjunto de recursos financeiros de investidores cujos objetivos é obterem lucros a partir do investimento. Assim, é importante perceber que é um mecanismo que reúne dinheiro de diversas pessoas com o objetivo de obter ganhos a partir da aplicação do mercado financeiro.

É importante destacar que existem diversos tipos de fundos, como o investimento em ações, títulos de renda fixa (CDBs) e títulos públicos, por exemplo. E, cada tipo de fundo escolhido tem aspectos estruturais próprios, chamados política de investimentos, os quais vão regulamentar o investimento escolhido.

Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.

Para deixar claro quais são as vantagens e desvantagens de investir em referidos fundos, importante destacar as ideias no quadro comparativo a seguir:

VANTAGENS DESVANTAGENS

Gestão profissional: Profissionais especializados dedicados em tempo integral à gestão dos recursos de forma mais eficiente Custos: Para manter a estrutura operacional, há cobrança de taxa de administração. Esse é um dos principais pontos de atenção, já que taxas elevadas minguam a rentabilidade de um fundo.

Diluição de riscos e custos: Os custos operacionais e administrativos são divididos entre todos os investidores que aplicam no fundo. Dificuldade de realocação: A cada realocação, o dinheiro precisa circular pela conta corrente do cotista, que precisa tomar uma nova decisão (para onde enviar o dinheiro?), o que causa desgaste, retrabalho e custos. A aplicação mínima e prazos de resgate dos fundos também dificultam o processo. Isso faz com que muitos investidores “invistam e esqueçam”, abandonando a disciplina de rebalancear .

Alinhamento de interesses: O gestor do fundo é remunerado pelas taxas de administração e performance. Apesar de não ser um modelo perfeito, ele tem mais alinhamento aos interesses do cliente que um gerente de banco ou uma recomendação de corretora. Cadastro: Os fundos possuem uma estrutura de controle rígida e são extremamente regulamentados, sendo exigido um cadastro um pouco extenso e novas assinaturas a cada fundo.

Diversificação: Por ter valores mínimos de entrada geralmente baixos, fundos permitem montar uma carteira diversificada a partir da alocação em estratégias diversas, com diferentes níveis de risco e retorno. Falta de transparência: Apesar de todos os esforços do regulador, a figura ainda tem pouca transparência. Há informações disponíveis no site da CVM sobre as carteiras, mas não são claras e acessíveis para o investidor comum, por isso você fica sem saber exatamente onde está investindo.

Destarte, como principais fatores de análise para a escolha de fundos de investimento, devem ser levados em consideração a rentabilidade e os riscos do fundo escolhido.

A rentabilidade de cada Fundo é determinada pela estratégia de investimento adotada pelo administrador, respeitando as característica já determinadas na política de investimentos, pois existem fundos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com