TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Social da Hermenêutica

Por:   •  28/4/2015  •  Ensaio  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  1.515 Visualizações

Página 1 de 2

        A hermenêutica jurídica é uma maneira de compreender de forma dogmática o Direito e todas as suas consequências sociais. Percebe-se, destarte, que a hermenêutica jurídica possui uma função social, que atua de forma pertinente no nosso cotidiano, regulando e harmonizando as relações sociais.

        É conveniente lembrar que o Direito é um instrumento que visa modificar a convivência entre os homens. Partindo desse pressuposto, a interpretação desse Direito ganha uma posição de destaque, já que é essencial que essa interpretação considere, por exemplo, numa norma, o seu contexto social e a sua finalidade enquanto instrumento que regula a sociedade. Este último ponto faz-se extremamente necessário, já que, sem ele, a hermenêutica jurídica perde todo o seu sentido e, consequentemente sua função social.

        Mas o que é essa “Função social da hermenêutica”? Ela é o meio pelo qual a hermenêutica jurídica acaba exercendo a sua influência sobre a sociedade, seja “domesticando” a norma, seja disfarçando as diferenças sociais, seja completando as lacunas do Direito, seja impedindo ou dificultando a interpretação lógica ou esquematizada do mesmo, sem a devida análise das normas que regem a sociedade.

        Dessa forma, percebe-se que a hermenêutica jurídica, exercida de forma plena e correta, sem vícios ou sem ser utilizada como instrumento para corromper e prejudicar a sociedade a favor de alguns, serve como mecanismo para uma melhor adaptação, para uma melhor harmonia dos interesses sociais, que são, em sua maioria, contraditórios e unilaterais. Ela é uma forma encontrada pelo Direito de neutralizar ainda mais o conflito social, quando este primeiramente falha ou não exerce da devida maneira o seu poder e a sua função de corretor social, que busca uma sociedade mais justa para todos os seus indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com